TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo SOBRE O FILME UMA ONDA NO AR

Trabalho Escolar: Resumo SOBRE O FILME UMA ONDA NO AR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  12.284 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho sobre o filme : “ Uma onda no ar”

O filme retrata a realidade sobre a vida na comunidade e os problemas sociais.

Na atual realidade brasileira, os meios de comunicação estão concentrados nas mãos de quem detém o poder, que são uma minoria. E isso ocasiona o surgimento de meios alternativos e muitas vezes ilegais, como é o caso da rádio Favela, que reproduz a voz do povo e suas necessidades.

O filme nos passa inúmeras reflexões a respeito da exclusão social no país. O racismo, camuflado pela ideia de que no Brasil não existe preconceito racial e a própria condição de exclusão, da qual ainda partilha boa parte da população negra, foram alguns dos principais motivos que estimularam a iniciativa da criação da rádio.

O ponto chave da mensagem do filme é a luta contra a censura, pois naquela época, os direitos constitucionais foram cassados em nome de um movimento liderado pela elite brasileira.

O filme aborda vários assuntos ligados as dificuldades que uma rádio pirata enfrenta , os transtornos sofridos por ela a medida que vai influenciando a comunidade a sua volta.

Pude analisar através do filme, a importância e a abrangência da radiodifusão, realmente o poder de alcance e de persuasão da rádio é algo real.

O rádio, por ser mais popular, de linguagem simples e objetiva, torna-se parte do cotidiano do ouvinte e retrata a realidade sobre a vida na comunidade e os problemas sociais.

Tornando-se um canal para a disseminação de ideias e informações.

Me chamou a atenção no filme a aceitação da “Rádio Favela “ pela comunidade, que em diversos momentos apoiou a iniciativa dos rapazes. A rádio prestava serviços a população e um momento em que ficou evidente a participação efetiva da radiodifusão na sociedade foi quando um senhor pediu auxílio na rádio para conseguir tratamento dentário e com a divulgação, conseguiu ser atendido. Este é o papel da rádio, prestar informação, serviços, entretenimento, cultura e muito mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com