TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO BILINGUISMO

Tese: RESUMO BILINGUISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO BILINGUISMO

• . Pessoas Surdas, bilingüismo e educação bilíngüe Joseane de Souza Backer, Colin. Deaf People, Bilingualism and bilingual education

• 2. Pessoas Surdas Minoria = menos poder e prestígio. Muitas vezes vistos como um “problema” no sistema educacional, no mercado de trabalho. Ser Surdo é pertencer a uma comunidade com sua própria língua e cultura. Aqueles que são surdos já são ou podem tornar-se bilíngües.

• 3. Pessoas Surdas como bilíngües Podem tornar-se bilíngües, aprendendo primeiro a língua de sinais e depois o letramento na língua do lugar onde vivem (língua do ouvinte). Há outras formas de bilingüismo entre pessoas Surdas: p. ex. aqueles que aprendem primeiro a falar oralmente (pelos pais ouvintes) e depois a língua de sinais. Alguns sinalizam na comunicação face a face e escrevem para se comunicar com os membros da comunidade Surda pelo fax, email, etc.

• 4. Pessoas Surdas = formam uma minoria que tem desvantagem na língua, como muitos bilíngües que são ouvintes. Desejam identificar-se com sua comunidade cultural de Surdos. Às vezes requer-se que eles façam parte da comunidade ouvinte. As pessoas com perda auditiva variam em sua identificação. Como muitos bilíngües ouvintes, as pessoas Surdas tendem a usar suas duas línguas para diferentes funções e propósitos.

• 5. Dois pontos de vista sobre pessoas Surdas A visão médica: surdez vista como anormalidade, defeito. Tem que ser remediada, curada. Espera-se que eles/elas se tornem “tão normais quanto possível”, evitando usar somente métodos visuais de comunicação e aprendendo uma língua falada para fazer parte da sociedade dominante. Uma concepção histórica: pessoas Surdas vivem em um mundo silencioso e vazio.

• 6. Para muitas pessoas, a língua de sinais é vista como algo rudimentar, primitivo, e as pessoas Surdas precisam ser “ajudadas” e integradas à comunidade ouvinte. Segunda visão: as pessoas Surdas podem fazer tudo, exceto ouvir. Então, as diferenças entre pessoas Surdas e ouvintes são encaradas como diferenças culturais naturais, não como um desvio. A língua de sinais é vista como uma língua plena, complexa e capaz de expressar tanto quanto qualquer língua falada.

• 7. Pessoas Surdas são vistas como uma minoria que precisa ser preservada, enriquecida, celebrada. Eles/elas adicionam diversidade e cor às outras línguas do mundo. Em vez de um ênfase em sua deficiência, suas habilidades são enfatizadas (visão como alternativa muito eficiente, positiva e plena). O foco na educação para crianças Surdas: no desenvolvimento da linguagem pela sinalização e mais tarde no bilingüismo pelo letramento na língua da maioria. Nessa visão, as pessoas Surdas devem formar, sempre que possível, as suas comunidades culturais (comunidade Surda: veículo para a socialização de pessoas Surdas e ouvintes parciais).

• 8. Pessoas Surdas e língua de sinais A língua de sinais pode ser o principal característica que define o pertencimento a uma comunidade Surda (um senso de identidade e um estilo de vida). A língua de sinais, símbolo de opressão no passado, foi transformada em um símbolo de unidade (“anormal” -> distinto, diferente). Há mais de 200 línguas de sinais no mundo. língua de sinais não é gesticular. A língua de sinais pode desempenhar as mesmas funções que a língua falada e pode ser usada para o ensino de qualquer ponto no currículo.

• 9. A educação de estudantes Surdos Há muitas abordagens para a educação dos estudantes Surdos e daqueles que têm alguma dificuldade auditiva. Acontece de ser visto como defeito intelectual pelos professores da educação para pessoas ouvintes. Historicamente há muitos exemplos desse tratamento insensível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com