TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realidade Aumentada - A Tecnologia Associada A Arte

Pesquisas Acadêmicas: Realidade Aumentada - A Tecnologia Associada A Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

A obra ARART surgiu da criação de um aplicativo que ao entrar em contato com obras de arte, passa a dar vida a pinturas ou objetos, inserindo nas telas movimentos nas obras expostas e com isso novas possibilidades de perceber a arte através da sua interação com a tecnologia. O software é ao mesmo tempo uma exposição interativa, onde baixando um aplicativo em algum dispositivo móvel (IPad ou Iphone) e apontando a câmera para um quadro (por enquanto para obras de artes já adaptadas ao programa), ela irá se movimentar de diversas maneiras.

Realizada na cidade de Sapporo, no Japão, e criada pelos artistas japoneses TakeshiMukai, KeiShiratori e YounghyoBak, o aplicativoliga realidade e ação, permitindoa participação do espectador com a arte através de seu dispositivo móvel, acrescentando interatividade, histórias e novos valores ao ambiente real. O espectador passa a agir, a partir do dispositivoele transforma o ambiente real.

Esse modo no qual a tecnologia cria movimento no que é estático nos remete ao conceito de sublime tecnológico proposto por Mário Costa (1995), no qual o sublime corresponde a uma perda do simbólico que não se pode definir ao certo, dar forma. Para o autor, esse conceito de sublime hoje pode ser aplicado as novas interações do homem cada vez mais imerso as novas tecnologias, permitindouma forma diferenciada de conceber a arte.

Já o termo Realidade Aumentada (RA), designa a integração do virtual a visualizações do mundo real; segundo Ronald Azuma (1997), é uma variação do conceito de Realidade Virtual (RV), a RA não substitui a realidade, mas suplementa, permite que o usuário veja parte do mundo real com objetos virtuais sobrepostos. Para Azuma (1997, p.356), a Realidade Aumentada possui três características principais: combinar real e virtual; possui interatividade em tempo real; é registrada em três dimensões.

A interação entre a arte clássica e tecnologia em ARART,faz com que mudemos o modo de contemplar o objeto, o foco não é mais perceber uma criação e sim de como ela foi modificada a partir de um novo recurso estético. Essa junção do real e do virtual conseguiu ir além da ciência, pois a arte se apropria desse meio e através da tecnologia cria possibilidades sensitivas e explora a capacidade humana de um meio interativo.

A arte que antes era vista como um elemento de contemplação, criando um sentimento de distanciamento passa a ser algo participativo, causando uma sensação de proximidade, já que a nova visualização só pode ser possível com a participação do aparelho celular que vai resignificar a obra. O foco está na admiração proposta pelo desenvolvimento técnico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com