TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Realidade Aumentada Aplicada em Jogos Educacionais

Por:   •  28/8/2018  •  Abstract  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Luiz Marcelo de Oliveira Junior 3ºB.C.C

Artigo: Realidade Aumentada Aplicada em Jogos Educacionais

Link: <http://files.drucillainf.webnode.com/200000061-0856b0a4a6/24462.pdf>

Resenha

Os jogos fazem parte do nosso cotidiano a algum tempo e normalmente são usados para lazer e desenvolvimento cognitivo, por muitos anos sua tecnologia passou estagnada pois os jogos só eram desenvolvidos em ambientes planos (2D). Com a chegada da Realidade Virtual obtemos um grande avanço na indústria dos jogos oque ocasionou em mais flexibilidade e ambientes realistas.

A evolução cientifica e tecnologia viabilizou a Realidade Aumentada que traz aos jogos virtuais de computador ao espaço do usuário uma experiência única permitindo a interação com o ambiente e itens com as próprias mãos ou através do joystick ou elementos simples familiares a maioria das pessoas.

Realidade Aumentada é a sobreposição de objetos virtuais gerados por computador num ambiente real, utilizando para isso algum dispositivo tecnológico [Kirner and Tori 2004], tocar neste assunto nos leva a um contexto mais amplo chamado Realidade Misturada que é a combinação do ambiente real com o ambiente virtual gerado por um computador que tem duas denominações: Realidade Aumentada quando o ambiente principal é o real e, Virtualidade Aumentada, onde o ambiente principal é o ambiente virtual [Milgram 1994]. Assim, a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada.

A Realidade Aumentada nós traz uma experiência agradável e segura trazendo ao ambiente real elementos virtuais, enriquecendo e ampliando a visão do mundo real para que isso se torne possível, é necessário combinar técnicas de visão computacional, computação gráfica e realidade virtual, o que gera como resultado a correta sobreposição de objetos virtuais no ambiente real [Azuma 1993].

A interação com os objetos virtuais é muito interessante, mas para que isso se torne possível é necessário a utilização de um software que tenha capacidade de observar o ambiente real, analisando os dados e extraindo de alguma forma informações sobre a localização, orientação e interações sobre os objetos virtuais.

Quebra Cabeça 3D, objetivo é montar um modelo qualquer com algumas peças que se encaixam. Estas peças são associadas a marcadores montados em cubos de madeira com seis faces.

Jogo de Palavras, A proposta deste jogo é fazer a junção de letras para formar palavras e resgatando a imagem referente com técnicas de Realidade Aumentada para enriquecer os resultados finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com