TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem Projeto

Monografias: Reciclagem Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

Neste projeto “Reutilizar Brincando”, tem como objetivo conscientizar a criança e sua família no processo de reciclagem do lixo inorgânico visando à preservação do meio ambiente e o interesse da criança na construção de brinquedos com sucatas.

Os brinquedos neste contexto transformam a sucata em produtos necessários e indispensáveis as nossas atividades e as crianças poderão a partir daí criar diferentes possibilidades de utilização do material a ser reciclado. Este projeto tem a preocupação de estimular a prática da coleta seletiva, ressaltando a importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida.

A questão ambiental se torna cada vez mais urgente para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende do equilíbrio do meio ambiente. Com o crescimento populacional, a quantidade de lixo e poluição também cresce sem controle, por essa razão se torna cada vez mais importante à realização de trabalhos educacionais em favor do meio ambiente.

O projeto de educação ambiental é útil no sentido de esclarecer ao aluno sobre os benefícios da reciclagem do lixo e a conscientização da preservação do meio ambiente, podendo ser trabalhado paralelo aos demais conteúdos curriculares. A principal função do trabalho com o tema “Meio Ambiente” é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade sócia ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.

JUSTIFICATIVA:

Devido à grande quantidade de material reciclável que é desperdiçada, a necessidade de intervenção nos fatores econômico, social, sanitário, ambiental e geográfico da população e na preservação do meio ambiente, o projeto ira trabalhar o processo de seleção e reciclagem de materiais despertando nos envolvidos a geração de novos valores frente aos problemas que nos cercam e assim colaborar para a construção de uma vida mais sadia e de um mundo melhor.

OBJETIVOS:

Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente, em consequência a valorização da vida e do Ser Humano, através do conhecimento, da criatividade e de atitudes concretas no nosso dia-a-dia que visam reciclar e reaproveitar objetos, como as sacolas plásticas, para diminuir o volume de dejetos produzido pelo ser humano e lançados na natureza, diminuindo, assim, a poluição do nosso planeta, mobilizando-os a buscar um prática concreta de cuidado com a vida.

TEMA: Reutilizar Brincando.

DURAÇÃO: 04 DIAS.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Movimentos, Musicalidade, Arte, Linguagem oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

METODOLOGIA:

Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar e interagir. Conversar sobre a Preservação do meio ambiente, pedir para eles se eles sabem o que devem fazer; Não jogar no lixo o que pode ser reaproveitado, não desperdiçar água, porque um dia pode faltar não jogar lixo nas ruas nem nos rios, preservar as florestas, pois nelas há muitas espécies de plantas que podem se usadas para fazer remédio. Além disso, muitas espécies de animais dependem da floresta para viver, falar sobre reciclagem, a importância, discutir a idéia da seleção do lixo e o reaproveitamento de embalagens;

Fazer o desenho das lixeiras em papel pardo e organizar eles em grupo nas mesas, para que pintem com tinta guache as lixeiras em seguida será feito um mural com as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras, orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim:

Coletor amarelo – metal

Coletor azul – papel

Coletor vermelho-plástico

Coletor Verde – vidro

Construir um brinquedo com sucata trazida de casa, como: bi boque, o vai e vem, o pião. Mostrar fotos coloridas, para observarem a natureza preservada e natureza poluída.

Cantar musica infantil a minhoca, cinco patinhos, herdeiro da natureza, vamos passear na floresta e outras cantigas de roda, produção de vídeos com exposição de relatos feitos pelos alunos sobre a importância de preservar e conserva o meio ambiente; realizar brincadeiras com o pé de lata;

Carimbos com folhas.

Pedir para as crianças trazer de casa um folha que acharem caídas no chão de sua casa ou mesmo do caminho da escola, para fazer registro com cola colorida; após a conversa em sala, enviar um bilhete solicitando aos pais que procurem em casa com os seus filhos: caixas, tampinhas, garrafas de plástico, caixas de ovos etc. e enviem para a escola, esperar dois ou três dias, até que todos ou a maioria consiga procurar e trazer os materiais para a escola. Quando a turma trouxer o material solicitado, coloque toda a sucata em um espaço visível e discuta com os alunos como foi o processo de recolher a sucata, quem ajudou etc. Valorizar o envolvimento dos pais e dos alunos também;

Fazer a classificação dos materiais trazidos pelos alunos juntos a eles e organizar que eles coloquem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com