TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Projetos - Reciclagem

Artigos Científicos: Planejamento E Projetos - Reciclagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE RECICLAGEM EM CONDOMÍNIOS

A Coleta seletiva é a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem onde é dado o destino ecologicamente correto, enviando-os a empresas especializadas na transformação destes materiais. Organizar um programa de coleta seletiva não é uma tarefa complicada, mas exige dedicação e empenho.

O projeto de reciclagem foi projetado para pequenos e médios condomínios. Providenciar uma lixeira de material inorgânico (reciclável) e uma para o lixo orgânico, para cada andar e uma outra para ficar no térreo aguardando a coleta.

Não será necessária a separação por tipo de material (vidro, papel, metal, plástico) porque os recicláveis serão coletados por uma cooperativa de catadores, que provavelmente realizará está seleção posteriormente, sendo assim basta haver uma lixeira para material reciclável (também chamado de inorgânico) que será coletada pela cooperativa e uma outra de material orgânico que será coletado pelo lixeiro.

A cooperativa de catadores é a mais indicada para pequenos e médios condomínios, que têm dificuldade de acumular uma quantidade mínima pela qual uma empresa compradoras de sucatas se interesse. A vantagem é a praticidade: todo material é levado de uma vez pelo catador, sem necessidade de contato com várias empresas

• Planejamento

No planejamento deve constar toda a estrutura que será necessária para uma coleta eficiente. Nele deve constar a estrutura física, com a compra de latões coloridos e o local de armazenamento; a quantidade de latões a serem comprados, levando-se em conta o volume de material coletado; os tipos de lixo que são produzidos; o meio de transporte do material, e as datas em que ele ocorre.

É importante também criar um planejamento de comunicação, informar aos demais condôminos sobre a implantação do projeto, em que um dos maiores objetivos é reverter a receita obtida com a venda da coleta em abatimento na taxa de condomínio.

• Implantação

Colocar em prática o que se planejou não é tão fácil quanto parece. É quando surgem os problemas, as dúvidas e as divergências. Manter um canal com os demais condôminos é imprescindível, assim como seguir à risca o planejamento.

- Definir a data de início da Coleta Seletiva: elaborar circular para informar os moradores e que estas informações sejam repassadas a todos.

- Divisão das tarefas: determinar quem é responsável por cada fase dos trabalhos.

- Treinamento dos Funcionários: além do treinamento para as novas funções dos funcionários que irão atuar, também é muito importante sensibilizá-los da importância deste trabalho.

• Manutenção

- Acompanhamento de todas as fases- separação efetuada pelos condôminos- coleta efetuada pelos funcionários- separação dos materiais- armazenamento dos materiais- saída dos materiais do condomínio.

- Levantamento das quantidades coletadas- Quando da coleta dos materiais pelo sucateiro, deverá ser pesado no momento da retirada e deverá ser acompanhado pelo zelador e devidamente registrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com