TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações entre o Renaissance eantiguidade Clássica

Tese: Relações entre o Renaissance eantiguidade Clássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Tese  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

inspirando-se nos modelos clássicos greco-latinos. O ser humano encontra-seno centro do Universo (Antropocentrismo), passandoo seu bem – estar aconstituir a principal preocupação, ao contrário do Teocentrismomedieval que valorizava Deus como centro do mundo e do pensamento. Assim, os intelectuaisrenascentistas conscientes das suas capacidades intelectuais, manifestavamuma grande confiança em si próprios eprocuraram viver intensamente a vidaterrena, com um grande desejo de fama e de glória, interessando-se cada vezmais por si próprios. Esta atitude conduziu aoindividualismo(outracaracterística do Humanismo) - a afirmação pessoal de cada indivíduo e a valorização das suas realizações, atitude que se estendeu à elite da sociedaderenascentista. Procuravam um modelo de “Homem ideal”, que passava por umaeducação completa de boa formação cívica, intelectual e física. Nessa formaçãoera essencial o estudo do latim e do grego, para se poder ler as obras dos autoresclássicos.Defendendo o regresso à Grécia e Roma antigas,os humanistas fizeram reviveros temas e os modelos a Antiguidade Clássica. (Classicismo) nas suasmanifestações literárias e artísticas. Estes intelectuais desenvolveram umarenovação literária: traduziram muitas obras clássicas, comparando ediçõesfazendo críticas e comentários e escreveram novas obras, imitando os temas e osgêneros das antigas. No entanto, os humanistas recusaram o dogmatismo e osaber livresco desenvolvendo um forte espírito crítico,sobretudo em relaçãoaos problemas da sociedade e atribuindo um grande valor à razão.Os Humanistascondenaram os abusos e excessos do clero, embora nuncatenham posto em causa a fé na religião cristã. Criticaram também o luxo e aociosidade da nobreza, e mesmo dos reis.Os Humanistas, fundamentalmente professores universitários e clérigos,formavam como que uma comunidade das artes e das letras, viajavam muito,correspondiam-se e trocavam obras entre si.Na literatura distinguiram-se humanistas como Erasmo de Roterdão, NicolauMaquiavel, Thomas More, Luís de Camões, Miguel de Cervantes e WilliamShakespeare.Outras características desse período foram:o naturalismo,que modificou arelação que até então o homem estabelecia com a natureza. O homem tornou-semais observador; ohedonismo,se em tempos medievais o prazer muitas vezesfoi considerado pecado, no Renascimento ele passou a ser valorizado, o homempodia e devia fazer coisas apenas pelo prazer que elas pudessem lheproporcionar.

A relação entre Renascimento eantiguidade Clássica.

O Renascimento, de certa maneira, é uma volta à Antiguidade Clássica.Os homens do Renascimento foram buscar nas civilizações clássicas (Grega e Romana)a inspiração para sua pintura, arquitetura, literatura.

As mudanças no modo de pensar e de viver dos Europeus e suastransformações.

Ao longo do tempo, diversas explicações foram apontadas numa tentativa de definiçãodo início dos tempos modernos. Contudo, o essencial é o reconhecimento da ocorrênciade importantes transformações nas sociedades européias nos séculos XV e XVI, asquais atingiram praticamente todos os níveis da existência social dos povos europeusem geral e, em especial, os habitantes das regiões centro-ocidentais da Europa. Essastransformações modificaram as atividades econômicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com