TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento

Tese: Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Tese  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 6

RENASCIMENTO

01: Em que novos interesses se baseiam as tendências gerais do renascimento?

As atividades do Renascimento podem ser resumidas em três tendências gerais, que representam três grandes interesses quase desconhecidos durante a Idade Média:

1º) Interesse pela vida real do passado. Os gregos e romanos tinham um conhecimento mais amplo da vida e das suas possibilidades do que a humanidade da Idade Média. As idades clássicas expressaram esse conhecimento através de uma literatura e uma arte incomparavelmente superior às da Idade Média, que, no entanto as ignorava.

2º) Interesse pelo mundo subjetivo das emoções - da alegria de viver, dos prazeres e satisfações contemplativas desta vida e da apreciação do belo. O pensamento medieval ignorava completamente este mundo.

3º) Interesse pelo mundo da natureza física. Este não só era desconhecido dos povos medievais, como, seu estudo era considerado baixo e humilhante.

02: Quais as consequências gerais e educacionais dos novos interesses?

As principais consequências dos novos interesses foram:

• Estudo mais amplo e intensivo das línguas grega e latina;

• Caça aos manuscritos remanescentes desta literatura;

• Restauração das obras clássicas;

• Criação, na literatura, de um novo interesse por tudo o que apelasse para a imaginação e para o coração;

• O esforço artístico, sob todas as suas formas, passa a predominar como em nenhum outro período da História;

• A análise introspectiva da vida emocional provoca imensa produção literária (poesia, drama e romance);

• Desenvolvimento das ciências históricas e sociais;

• Deslocamento do centro de gravitação, até então situado nas coisas divinas, para o próprio homem.

Uma das principais consequências educacionais do Renascimento, ao lado da exaltação do estudo dos clássicos, é a bus promova o ideal da nova vida. E qual é esse ideal?

Quem responde é Paulo Vergério (1349-1420), professor da Universidade de Pádua, que em 1374 escreveu um tratado sobre educação: "Para um temperamento vulgar, o lucro e o prazer são os alvos da vida; para uma natureza elevada, a dignidade moral e a glória são tudo".

O conteúdo da nova educação, que consiste principalmente nas línguas e nas literaturas clássicas dos gregos e romanos, passa a ser designado, durante este período, pelo termo humanidades. Batista Guarino, em seu tratado sobre a educação (1459), escreve o seguinte: "O conhecimento e a prática da virtude são peculiares_ ao homem; eis por que os nossos antepassados chamavam Humanistas aos propósitos, às atividades específicas da humanidade. Nenhum ramo do conhecimento abrange uma extensão tão ampla de assuntos quanto esta ciência que tento descrever".

O interesse da educação no Renascimento está centrado, portanto, "nos propósitos, nas atividades específicas da humanidade", e a literatura dos gregos e romanos era apenas um meio para a compreensão de tais atividades. Por isso, o aprendizado da língua e da literatura dos gregos e romanos torna-se o problema pedagógico mais importante.

03: Quais os principais representantes do Renascimento?

Dante Alighieri foi o mais antigo dos precursores do Renascimento. Petrarca (1304-1374) e Boccaccio (1313-1375) ressuscitaram o interesse pelo estudo dos clássicos latinos e gregos. No campo educacional, porém, o maior inovador foi Victorino da Feltre (1378-1446). Na França, dois representantes do Renascimento se ocuparam com problemas da educação: François Rabelais (1483-1555) e Michel de Montaigne (1533-1592).

04: Qual a obra mais significativa de Victorino da Feltre?

Sua maior criação foi uma escola à qual deu o nome de Casa Giocosa (casa alegre), para diferenciá-la das escolas de tipo medieval, de disciplina rígida e austera. A Casa Giocosa preocupava-se, acima de tudo, com a formação integral do homem. Procurava educar harmonicamente os jovens através da educação física, equitação, salto, corrida, esgrima e guerra simulada; no plano de ensino, colocava no centro as "artes liberais"; e ensinava aos jovens literatura e história de Roma, em vez de meras fórmulas linguísticas. Victorino da Feltre costumava dizer: "Quero ensinar os jovens a pensar, não a delirar". Afirmava, também, que o ensino deveria ser gradual e de acordo com o desenvolvimento psíquico do aluno, e transcorrer num ambiente de alegria e satisfação. Com relação ao nome Casa Giocosa, convém lembrar que a palavra italiana giocosa deriva do vocábulo latino iocus, sinônimo de ludus, que, como vimos, foi o nome dado à escola elementar romana. "Vinde, ó meninos, aqui se instrui, não se atormenta", dizia uma legenda da Casa Giocosa. A experiência pedagógica de Victorino da Feltre foi à primeira tentativa, na Itália, de criar uma escola à margem das organizações religiosas. E os seus resultados, certamente, foram muito bons, pois dela saíram humanistas, chefes de Estado, eclesiásticos, filósofos, educadores, juristas, homens de ciência, poetas.

05: Quais as principais ideias educacionais de Rebelais?

Apresenta suas ideias sobre educação através de uma novela pedagógica cheia de ironia, chamada Gargântua e Pantagruel. "Gargântua, filho do gigante Grangollete e da giganta Gargabela, mostrava desde menino felizes disposições para o estudo. Seu pai, monarca poderoso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com