TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento

Seminário: Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Seminário  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

O renascimento

Pegar o texto a gramática da antigüidade e a essência do classicismo para a próxima prova do renascimento

Componentes históricos:

Tendo sua origem no feudalismo, o mundo moderno evoluiria até culminar no seu oposto- o capitalismo do mundo contemporâneo. Entre os séculos XV e XVIII, estruturou se uma nova ordem socioeconômica, denominada capitalismo comercial. Durante esse período, a nobreza passou a buscar meios para se impor segundo os novos padrões econômicos.

O ressurgimento do comercio na Europa e a exploração colonial do novo mundo americano e afro-asiático propiciaram a ascensão vertiginosa da economia mercantil. A expropiacão das terras comuns e a exploração do trabalho possibilitaram uma gradativa e crescente ampliação de riquezas nas mãos dos donos de terra e dos meios de produção- a chamada acumulação primitiva de capitais

O estado moderno retratou a transição do período, refletindo os interesses dos grupos sociais em conflito.

A enfervescencia cultural da renascença impulsionou o estudo do homem com a natureza. O universo já nao era mais aceito como obra sobrenatural, fruto dos preceitos cristão. O espirito critico do homem partiu para ciência experimental, a observação a fim de obter explicações racionais para fenômenos da natureza. Surgem então alguns grandes nomes da ciência ( o pq deus quiz nao existe mais)

RAZÃO

No renascimento,há uma retomada de vários valores da antigüidade clássica. Entre eles esta a retomada de um tipo de razão.

O sentido que os homens da renascença darão para a razão e tomado diretamente da filosofia grega.

Razão significa pensar e falar ordenamente, com medida e proporção, com clareza e de modo compreensível para o outro. Assim na origem razão e a capacidade intelectual para pensar e exprimir se correta e claramente para pensar e dizer tais como são.

A razão e uma maneira de organizar a realidade ( medir,contar, reunir, juntar, calcular) pela qual esta se torna compreensível. E, também, a confiança de que podemos organizar e ordenar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis por elas mesmas. ( o mundo nao quer sua opinião das coisas e sim na verdade como elas são o que interessa e que você sabe que 2+2 e 4)

* O pensamento racional e oposto ao conhecimento ilusório( aparência das coisas que ano alcança a verdade ou a realidade delas)

* As ilusões criam as opiniões que variam de pessoa para pessoa e de sociedade para sociedade. A razão se opõe a mera opinião

As emoções ao sentimentos, as paixões que são cegas, caóticas, desordenadas, contrarias umas as outras, ora dizendo "sim" a alguma coisa ora dizendo "não" a essa mesma coisa. A razão e vista como atividade ou ação (intelectual e da vontade) oposta a paixão.

* A crença religiosa, pois nesta, a verdade nos e dada pela fé numa revelação divina, nao dependendo do trabalho do conhecimento realizado pela nossa inteligência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com