TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Arte Da Guerra

Dissertações: Resenha Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  2.858 Visualizações

Página 1 de 3

Sun Tzu foi um grande general que viveu na China estimadamente 200 anos antes de Cristo. Sua obra famosa chama-se "A Arte da Guerra", e foi traduzida e estudada detalhadamente em todo o mundo ocidental. Suas idéias foram e ainda são amplamente aplicadas tanto na guerra como na paz.

Na era da globalização os ensinamentos de Sun Tzu estão presentes nas estratégias empresariais e nas táticas de competição entre as empresas.

INOVAÇÃO

Na era da globalização e da acirrada competição pelo mercado, a empresa que não inovar esta fadada a mediocridade ou ao fracasso, por esta razão é que empresas bem sucedidas constantemente introduzem inovações em seus produtos.

Vejamos como Sun Tzu abordava este problema a mais de 2000 anos atrás:

"Jamais repita as mesmas táticas que lhe deram uma vitória, procure varia - las segundo as circunstancias".

"O dirigente deve ser capaz de mudar seus métodos e estratégias de maneira a evitar que suas intenções sejam conhecidas. Ele deve ser capaz de alterar suas rotas de maneira a impedir que alguém conheça seus movimentos"

A não repetitividade de táticas implica na constante procura de caminhos inovativos para explorar as oportunidades oferecidas pela constante mutação das circunstancias. Um exemplo de sucesso neste campo foi a transformação de economia japonesa. O Japão utilizou a tática de desenvolver de baixo para cima ( botton - up ), ou seja do simples para o complexo. Caminho bem diferente era adotado pelo mundo ocidental, com a abordagem de cima para baixo ( top-down).O objetivo principal dos japoneses era satisfazer as necessidades do consumidor, seus produtos eram de simples produção e sem conteúdo tecnológico sofisticado. Esta abordagem veio satisfazer plenamente aos consumidores que desejavam algo funcional de boa qualidade e baixo custo, como foi o caso dos relógios descartáveis.

Por outro lado o mundo ocidental com a abordagem de "top-down" estava perdendo terreno uma vez que a massa de consumidores não tinha poder aquisitivo para comprar e nem para manter seus sofisticados produtos tecnológicos como automóveis de elevado preço e alto consumo de combustível.

A necessidade de ser inovativo esta tornando-se cada vez mais importante em nossos dias, e o pensamento de San Tzu continua vivo.

AGUNS POSTULADOS DE SUN TZU

'Se você não deseja combater, voce pode evitar que o inimigo o ataque, mesmo que os limites entre-si sejam meras linhas imaginarias. A única coisa que se dever fazer é colocar no caminho do inimigo alguma coisa atraente porém sem valor real."

"O local onde pretendemos atacar deve ser mantido em completo segredo, pois assim o inimigo terá de dividir suas forças para proteger diferentes locais prováveis de ataque."

"Faqueza resulta da necessidade de estar preparado para receber ataques em diversos pontos, supremacia resulta em conseguirmos que o inimigo tenha esta necessidade."

"Cuidadosamente compare os pontos fortes do inimigo e identifique onde eles são abundantes e onde são escassos."

"Manobrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com