TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Arte Da Guerra

Dissertações: Resenha Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  4.725 Visualizações

Página 1 de 3

O livro a arte da guerra de Sun Tzu nos trás inúmeras estratégias de como o líder deve comportar-se para com seu exercito, mostra os caminhos que leva a aniquilação, determina a sobrevivência e forma grandes vitórias.

Para que a guerra seja ganha é necessário estudar profundamente os cinco fatores fundamentais, sendo estes: Tão caminho que é a harmonia entre os lideres e o exercito, entender o clima que estará exposto em todas as partes da guerra, saber sobre a terra – analisando as distancias e dificuldades, saber liderar e conhecer métodos para chegar no objetivo.

Comparar a sua força com a do adversário é de extrema importância, saber qual dos dois mais soberano, qual comandante é mais habilidoso, quais as vantagens do clima e da terra, qual dos exércitos segue os métodos, qual deles é mais rigoroso e justo ao mesmo tempo e qual é o mais forte.

Oficiais e tropas bem treinados é fundamental, evitando assim as forças do inimigo e atacando os pontos fracos dos mesmos, adotar caminhos inesperados é essencial, porem é necessário calcular bem antes de agir para não cair em nenhuma armadilha.

A melhor estratégia de guerra é atacar a estratégia inimiga. O ápice da habilidade de um exército é o domínio do inimigo sem o combater, evitando perdas de contingente e tempo, consequentemente evita desperdício financeiro. Tomar um país intacto é sempre melhor do que ter que reconstruí-lo depois, pois isso resultara em uso de recursos extra que poderia ser usado de outra forma.

O general nunca poderá perder a confiança de seu exercito, deve conhecer e saber utilizar todos os tipos de guerreiros, sabendo nome de todos, seus talentos e capacidades individuais. Nunca deixar que a tropa ache que a guerra esta ganha ou mesmo achar que esta perdida, pois muito provável o levará a derrota.

A cinco fatores que devem ser prelinarmente estudados para que durante a guerra não se tenha que ficar pensando nos mesmos, calculo dos tipos de terrenos, as quantidades de provisões, a capacidade logística, a balança do poder e a possibilidade de vitória. O volume dos gastos da campanha é diretamente acrescido com o seu tempo decorrido. Os prisioneiros são fatores importantes nas negociações e força escrava para reconstrução do estado. Trata-los bem torna essas premissas favoráveis aos aprisionadores.

O bom conhecimento do terreno facilita a mobilidade estratégica do exército em campanha, pode-se iludir o adversário e o atrair a emboscada, porem é importante que seja tudo bem planejado antecipadamente para surpresas que podem facilitar a derrota do exército.

A simulação para melhor estudar estratégia de ataque, aparentar inferioridade para provocar a arrogância do adversário, mantê-lo sob tensão e cansa-lo e desagregar o inimigo quando este estiver unido, são fatores que ajudaram a fazer uma força insignificante e um resultado espetacular.

Há nove tipos de terreno que precisam ser conhecidos: dispersivo, fronteiriço, chave, comunicante, focal, perigoso, difícil, cercado e o mortal. A vitória é conquistada de maneira diferente, conforme o terreno, porem o uso do fogo como diferencial para a conquista de uma campanha, necessita de cuidado especial no planejamento de ataque na batalha, pois se usado de forma inadequada pode decretar a derrota.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com