TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Da Guerra De Canudos

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Da Guerra De Canudos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha da guerra de canudos

Situação do Nordeste no final do século XIX (contexto histórico)

- Fome – desemprego e baixos salários das famílias deixavam muitos sem ter o que comer;

- Seca – a falta de chuvas dificultava a agricultura e matava o gado.

- Falta de apoio político – as populações carentes eram esquecidas pelos governates;

- Violência – a existência de grupos armados que trabalhavam para latifundiários espalhavam a violência pela região.

- Desemprego – grande parte da população pobre estava sem emprego devido aseca e da falta de oportunidades em outras áreas da economia.

Dados da Guerra de Canudos:

- Período: de novembro de 1896 a outubro de 1897. No sertão da Bahia.

- Envolvidos: de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.

Causas da Guerra: O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia.

Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período.

Os conflitos militares Nas três primeiras tentativas das tropas governistas em combater o arraial de Canudos nenhuma foi bem sucedida. Os sertanejos e jagunços se armaram e resistiram com força contra os militares. Na quarta tentativa, o governo da Bahia solicitou apoio das tropas federais. Militares de várias regiões do Brasil, usando armas pesadas, foram enviados para o sertão baiano. Massacraram os habitantes do arraial de Canudos de forma brutal e até injusta. Crianças, mulheres e idosos foram mortos sem piedade. Antônio Conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.

Significado do conflito A Guerra de canudos significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com