TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Vidas Secas

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Vidas Secas

Vida secas é uma obra cujo cenário principal é o sertão nordestino, conhecido principalmente por suas extremas áreas secas, onde a família de Fabiano enfrenta a seca.

Em busca de uma vida melhor, essa família sai à procura de um lugar melhor para morar e criar os filhos. A família é composta por Fabiano, sua esposa Sinhá Vitória, seus filhos identificados através do autor por menino mais novo e menino mais velho, a cadela de estimação chamada Baleia e um papagaio, que logo no início é sacrificado para saciar a fome de toda a família.

Após uma longa caminhada, nasce dentro do peito de Fabiano a chama da esperança ao encontrar uma fazenda. Ali, eles dariam início a uma vida nova e cheia de sonhos.

Fabiano consegue o cargo de vaqueiro, tornando-se um assalariado, podendo agora garantir o alimento para sua família e talvez até um futuro para seus pequeninos. Estes, sentiam orgulho do pai e o menino mais novo até via o pai como um espelho, sonhando em um dia seguir os seus passos.

Mais essa chama de esperança não durou por muito tempo, já que a cadela Baleia, que era o sinônimo de amor e euforia para todos, teve que ser sacrificada pois estava doente e poderia prejudicar a saúde daqueles a sua volta.

Após alguns acontecimentos e a grande dor de perder a Baleia, Fabiano começa a rever seus princípios, refletindo sobre sua vida e sobre o futuro da sua família. Com a chegada da seca, não resta dúvidas para Fabiano, então ele decide sair novamente juntamente com sua família em busca de melhorias.

Os detalhes desse romance conseguem tocar o íntimo de muitos leitores, pois, quem nunca enfrentou na vida momentos de “seca”?  Quantos saem de sua “zona de conforto” em direção a terrenos desconhecidos buscando melhorias?

Apesar de ter sido escrito no ano de 1938, o romance de Graciliano Ramos pode ser comparado e assemelhado com a realidade atual de muitos brasileiros, que ao longo de suas vidas passam por altos e baixos, conflitos de sua moral e de seus valores, mais sempre visando um futuro melhor para si e para sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com