TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Contagio

Casos: Resumo Contagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Contágio” segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.

A pandemia de Contágio, que começa misteriosamente na Ásia, mata infectados em alguns dias e, semanas depois, está plenamente instalada em quatro continentes. O que demonstra que o perigo de uma contaminação como esta não fica delimitada a uma certa região geográfica em específico, pois no mundo globalizado de hoje as interconexões são intensas, e portanto, o risco é global.

São basicamente três esferas: o cidadão comum, representado pelos pais de família (Matt Damon, John Hawkes); as instituições públicas, concentradas nos médicos e epidemiologistas (Laurence Fishburne, Kate Winslet, Elliot Gould, Marion Cotillard); e, para fazer a ponte entre esses dois extremos, temos obviamente a mídia, na figura de um blogueiro e repórter investigativo (Jude Law).

O roteiro de Scott Z. Burns, dá conta desses personagens de forma bem satisfatória. Não há cenas descartáveis, todos os momentos com esses protagonistas têm algo a acrescentar, e ao mesmo tempo o roteiro não é expositivo em excesso. Há um discurso moralista aqui e ali (contra o adultério, contra o capitalismo globalizado) e arroubos sentimentais (o contágio se dá pelo toque, então dar as mãos vira símbolo de humanismo), mas não comprometem.

No fundo, é isso que Soderbergh tem interesse em filmar: como o início de um apocalipse se reflete no semblante das pessoas. A pandemia se espalha em progressão geométrica, o individual rapidamente desaparece na grande escala das coisas, mas são as pequenas perdas no meio do caos que ecoam mais.

Em resumo, o filme aborda de maneira apocalíptica um tema muito importante nos dias de hoje: a interconexão global. Isto é, o como coisas que ocorrem em determinada região geográfica influenciam drasticamente outras regiões do globo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com