TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação - Resumo De David G Myers

Exames: Sensação - Resumo De David G Myers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  3.726 Visualizações

Página 1 de 4

Sensação

Para representar o mundo exterior em nossa cabeça, devemos detectar a energia física do ambiente e codifica-la como sinais neurais, um processo tradicionalmente chamado sensação.

E devemos selecionar, organizar e interpretar nossas sensações, um processo tradicionalmente chamado percepção.

Em nossas experiências cotidianas, sensação e percepção se misturam num processo contínuo.

Vivemos cercados de energias que não sentimos nem ouvimos como raios x, ondas de luz, ondas de radio, ondas sonoras e etc. Existe um estudo da forma como a energia física se relaciona com a nossa experiência psicológica, chamado psicofísica.

Os psicólogos chamam de limiar absoluto a estimulação mínima necessária para detectar um estimulo especifico (luz, som, pressão, gosto, odor).

Os teóricos procuram compreender porque as pessoas reagem de maneiras diferentes aos mesmos estímulos, e por que as reações da mesma pessoa variam com as mudanças das circunstâncias esse processo é chamado por eles de detecção de sinais.

Há estímulos que estão “abaixo do limiar” esse estímulos são chamados de estimulação subliminar, significa que, podemos processar informações sem termos consciência disso.

Também existe uma diferença mínima que o ser humano pode perceber entre dois estímulos, essa diferença é denominada limiar relativo. Esse limiar aumenta com a magnitude do estimulo.

Nos temos uma sensibilidade decrescente a um estimulo inalterável chamado de adaptação sensorial (depois de uma exposição constante a um estimulo, nossas células nervosas disparam com menos freqüência).

Sentidos humanos

Para nós humanos, a visão e a audição são os principais sentidos.

O cérebro humano concede prioridade a esses dois sentidos na distribuição do tecido cortical.

No entanto, sem o tato, o paladar e o olfato, além do sentido cinestésico e a propriocepção, o funcionamento eficaz do corpo estaria comprometido.

Visão

A tarefa do sentido visual (como a de todos os sentidos) é receber a estimulação, converte-la para sinais neuronais e enviar estas mensagens para o cérebro (a tradução sensórial é o processo pelo qual nossos sistemas sensoriais convertem energia de estímulos em mensagens neuronais).

A acuidade (nitidez da visão) pode ser afetada por pequenas distorções no formato do olho (miopia, hipermetropia, etc.)

Processamentos de informação Visual: Nos olhos humanos, a informação de quase 130 milhões de bastões cones receptores (retina) é recebida e transmitida por erca de 1 milhão de células ganglionares, cujas fibras constituem o nervo óptio.

Detecção de aspectos: No olho humano, há neurônios corticais que recebem a informação (córtex visual), reagem a aspectos específicos de uma cena, contornos, linhas, ângulos e movimentos específicos. Com estes elementos, o cérebro monta a imagem percebida.

Processamento Paralelo: O impulsos nervosos viajam 1 milhão de vezes mais devagar do que as mensagens internas de um computador, mas ainda assim o cérebro humilha qualquer computador no reconhecimento instantâneo de um rosto.

Ao contrário da maioria dos computadores (processamento serial) o cérebro se emprenha no processamento paralelo, o que significa que podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Visão de cor: 1º) um tomate é tudo, menos vermelho, porque rejeita (reflete) as longas ondas de comprimento do vermelho. 2º) a cor do tomate é construção do nosso cérebro.

Constancia de cor: se você ver apenas parte de um tomate, sua cor parecerá mudar com as mudanças de luz. Mas se você ver um tomate inteiro (numa tigela) sua cor permanescerá mais ou menos constante, mesmo quando a iluminação e os comprimentos de ondas mudam (o contexto ao redor).

Audição

Convertemos ondas de pressão em mensagens neuronais, que o cérebro interpreta como uma significativa sinfonia de som.

Intensidade: variação da força (amplitude) das ondas sonoras.

Frequência: Variação no comprimento das ondas sonoras.

Tom: é determinado pela freqüência (quanto mais longas as ondas, menor a freqüência, mais baixo o tom)

Decibel: é a unidade de medida da energia do som.

O limiar absoluto para a audição é definido como zero decibel.

Tato

O tato é essencial, desde o inicio da vida, para o nosso desenvolvimento. Bebês prematuros ganham peso mais depressa e vão para casa mais cedo, se estimulados por massagens manuais.

Sentido de tato: é uma mistura de pelo menos quatro sentidos distintos da pele 1- pressão, 2- calor, 3- frio, 4- dor.

Não há nenhum relacionamento simples entre o que sentimos num determinado ponto e o tipo de terminação nervosa especializada, encontrada no local.

Paladar

Assim como o tato, o paladar envolve algumas sensações básicas.

Sentido do paladar; 4 sensações básicas: 1) doce, 2) azedo, 3) salgado e 4) amargo. Todos os outros gosos são misturas destes.

O gosto é uma sensação química.

Os receptores de gosto se reproduzem a cada 1 ou 2 semanas.

Interação sensorial: para saborear um gosto, normalmente respiramos o aroma por meio do nariz. O olfato, não apenas aumenta nossa percepção do gosto, mas também a muda.

Olfato

A respiração vem em pares – inalar, exalar- exceto em dois momentos: nascimento e morte.

Como o paladar, o olfato é uma sensação química.

Cheiramos alguma coisa quando moléculas de uma substância trazida pelo ar alcançaram um pequeno agrupamento de 5 milhões de células receptivas (cavidade nasal).

É um mistério a maneira exata como funcionam os receptores olfativos. Um odor não pode ser separado e odores mais elementares (ao contrário da luz).

Os receptores olfativos, reconhecem os odores individualmente.

Apesar de toda a nossa habilidade em discriminar cheiros, não somos tão bons em descrevê-los. As palavras retratam com mais facilidade o som de uma flauta do que o aroma de café.

Os odores também tem o poder de evocar lembranças e sentimentos

Percepção & Movimento do Corpo

Os humanos estão equipados com milhões de sensores de posição e movimento (músculos, tendões, articulações) que transmitem incessantemente informações para o cérebro.

Cinestesia: sentido da posição e movimento do corpo (sentido cinestésico).

Sentido vestibular: monitora a posição e o movimento da cabeça, e assim, do corpo todo (sentido de equilíbrio).

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »