TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Cores

Por:   •  6/9/2021  •  Resenha  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 5

CORES

  • CONCEITO

A cor não possui existência material, é só uma sensação produzida por certas organizações nervosas sob a ação da luz, mais precisamente, é a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão.

Os estímulos que causam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: cor-luz e cor-pigmento.

Cor–luz é a radiação luz visível que tem como síntese aditiva a luz branca. A luz solar é o melhor exemplo, pois reúne combina todos os matizes que existem na natureza de forma equilibrada. As faixas coloridas que compõem o espectro solar, quando isoladas são chamadas de monocromáticas.

Cor–pigmento é a substancia material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos da luz, que nele se difunde de acordo com as suas propriedades. Chamamos, normalmente, de cores pigmentos as substâncias corantes que fazem parte do grupo de cores químicas.

Todas as cores apresentam três importantes características: Matiz, Tom e Intensidade

O matiz é o que determina as tonalidades das cores, por exemplo, o amarelo, o verde e o roxo são matizes. Sendo assim, todas as cores são matizes, sejam primárias, secundárias ou terciárias.

O tom refere-se à quantidade de luz presente na cor, e podem ser divididas cores claras e escuras. Portanto, quando se acrescenta preto a um matiz, ela fica com uma tonalidade mais escura e de outro modo, se acrescentarmos branco a uma cor, ela fica com uma tonalidade mais clara.

A intensidade correspode a presença de brilho na cor e podem ser consideradas fracas (baixa) ou fortes (alta).

  • CLASSIFICAÇÃO

As cores podem ser classificadas segundo suas características e formas de manifestação.

Cores Primárias: As cores primárias, também são chamadas de “cores puras”, pois não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. Quando falamos em cor-luz, as cores primárias são o vermelho, verde e azul. A mistura destas três luzes colorida gera a luz branca. Quando falamos em cor-pigmento, substâncias corantes opacas, as cores primárias são o vermelho, o amarelo e o azul.

Cores Secundárias: As cores secundarias, surgem da união de duas cores primárias: verde (da união do azul com o amarelo), laranja (da união do amarelo com o vermelho) e roxo ou violeta (da união do vermelho com o azul).

Cores Terciárias: A união de uma cor primária e outra secundária, resultam nas as cores terciárias: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).

Cores quentes: são aquelas que podem causar a sensação de energia, calor, luz, movimento, força, brilho, vida e agitação. São cores quentes o vermelho, amarelo, laranja e algumas de suas variações.

Cores frias: são aquelas que transmitem sensações de calma, tranquilidade e frieza. São cores frias o roxo, azul, verde, lilás e violeta

Cores neutras: são formadas pelo branco, preto e cinza. Apresentam como características pouco reflexo, energia e baixa intensidade.

Cores Complementares: são as cores encontradas em posições completamente opostas no círculo cromático. Esse tipo de cores são as que apresentam maior contrastes entre si. 

Cores Análogas: são as cores que estão dispostas bem próximas umas das outras dentro do círculo cromático, por causa do alto grau de proximidade. Também são chamadas de análogas porque têm mesma cor básica em sua composição.

Essas cores são usadas para dar a sensação de uniformidade. A composição em cores análogas é considerada elegante e pode ser equilibrada com uma cor complementar.

  • SIMBOLOGIA DAS CORES

As cores possuem uma grande influência psicológica sobre as pessoas. Algumas cores se manifestam como estimulantes, alegres, otimistas, outras como serena e tranquilas.

Após perceber esta realidade, o homem resolveu a utilizar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e a cor que só era usada para finalidades estéticas, passou a ter inclusive finalidades e funcionalidades práticas.

Por meio da simbologia das cores, é possível compreender, transmitir e obter algumas informações.

Exemplos de algumas cores e sua simbologia:

Vermelho: É a cor mais forte, viva e que chama mais atenção. Pode se ser associado a sangue e fogo, bem como pode ser associado ao amor, sensualidade e paixão.

Roxo: É a cor da energia e da dominação. Também é a cor da magia, do obscuro e secreto.

Azul: É visto como seguro, confiável e comprometido. O azul também invoca repouso e pode induzir o organismo a produzir substâncias químicas que são chamadas de calmantes.

Rosa: Simboliza a inocência, amor, romantismo e suavidade.

Verde: É a cor da natureza, do novo e da vida. Remete a estabilidade, ao descanso e a paz. Traz um efeito confortante e relaxante.

Amarelo: Representa otimismo, iluminação e felicidade. Tons de amarelo dourado carregam promessa de um futuro positivo. O amarelo instiga otimismo e energia, como também provoca pensamentos criativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com