TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do filme "Justiça Vermelha"

Resenha: Revisão do filme "Justiça Vermelha". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 4

A JUSTIÇA VERMELHA

Resenha do Filme A Justiça Vermelha, apresentado ao 8º Período do Curso de Direito da Faculdade Raimundo Marinho – FRM, como pré-requisito parcial, para obtenção de nota na disciplina de Direito Internacional, ministrada pela Professora.

Maceió/AL

2014

A Justiça Vermelha

O filme relata a história do advogado de uma grande empresa de telecomunicações, que se interessa na proposta de negociação para a compra de programas ocidentais de TV. Jack Moore, o advogado no filme, em uma noite de diversão com uma prostituta de Luxo, acorda pela manhã coberto de sangue da mesma, sendo preso em seguida, sob a acusação de ter assassinado a jovem chinesa.

Foi levado a Prisão, do país em que estava o qual ele sofreu várias humilhações de um prisioneiro comunista, precisando de uma ajuda da embaixada americana e sem ter como se comunicar, com dificuldades pois não falava a língua do país, foi acusado de cometer homicídio e estupro da jovem.

Ele sustentado pela própria sorte, fora nomeada como sua advogada, a senhora Yuelin, que pronta para desempenhar seu papel de defesa do acusado, permite que o julgamento se proceda, informando-lhe que no país o qual ele estava, não existia a presunção da inocência, explicando-o que a lei chinesa prevê clemência para quem confessa a execução sumária em uma semana, para quem afirma a sua inocência, e que nenhum advogado seria capaz de defender o acusado naquela situação em que ele se encontrava, todo coberto de sangue e com a impressão digital carimbada na arma do crime. Porém, o acusado inconformado com tal conduta não praticada, não abre mão de sua inocência e se recusa a alegar insanidade devido ao efeito do álcool. Dessa forma, começa a estudar as leis chinesas dentro da própria cadeia e passa a exercer a autodefesa, o qual despertou duvidas em sua advogada, sugerindo-a em investir na sua tese, a de que era inocente.

Para a surpresa dele nos EUA e em quase todos os países do ocidente, o acusado tem o direito de previamente entrevistar-se com o seu advogado antes do início do processo, antes da prova judicial. Já no Brasil não é o que acontece, pois quando se trata de acusado que não tem condições financeiras de contratar um advogado de sua confiança, geralmente a sua defesa, é confiada a um defensor público ou dativo, que na maioria das vezes, apenas passa a atuar na audiência. Hoje em dia, este filme causa perplexidade, pois esta forma de legislar é muito cruel com o apenado. Já em outros países, existem outras formas das leis serem impostas, um outro tipo de contraste. Comparado ao nosso sistema universal, existe uma diferença que impede que este seja problema de domínio de língua, onde afasta os juristas.

A atuação do direito internacional no sentido do filme, fala que as normas legislativas de um país não se devem ser comparadas com as de outro, neste caso, o advogado foi injustamente preso, por ter sido acusado de ter cometido um crime de homicídio contra a jovem moça. As normas estabelecidas terão de serem obedecidas e respeitadas, pois o caso foi ocorrido dentro do próprio país, onde o direito internacional defenderá a importância da instalação das chamadas “organização internacional” dentro do mesmo, tomando por conta própria, o problema do individuo, por intermédio da celebração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com