TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME: MARÉ VERMELHA DIMENSÃO HUMANA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  1.603 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. ENUNCIADO....................................................................................................................... 3

2. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3

3. CONFLITO.......................................................................................................................... 3

4. PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA IDENTIFICADAS DO FILME.............................................................................................................................4

5. O AMBIENTE PROFISSIONAL ATUAL RELACIONADO AO FILME....................5

6. BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA........................................... 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................6

REFERÊNCIAS ...................................................................................................................8

1. ENUNCIADO

Este relatório aborda a história do filme Maré Vermelha, onde os atores Gene Hackman e Denzel Washington são oficiais em um submarino nuclear, cujo objetivo é patrulhar a costa russa e ficar em estado de alerta permanente.

Serão apresentadas no decorrer do conteúdo, informações identificadas no filme, relacionadas à matéria estudada em sala de aula, de acordo com os temas da Dimensão Humana na Governança Corporativa, tais sendo a base principal para o desenvolvimento deste relatório.

Este estudo proporcionará a habilidade de identificar em uma história fictícia, baseando-se em fatos, que podem acontecer dentro das empresas, de acordo com os propósitos que cada uma desenvolve, relacionado a pessoas e o que elas proporcionam para obtenção dos lucros e resultados.

2. INTRODUÇÃO

O Filme Maré Vermelha traz a tona conceitos da importância de conciliar a vida pessoal e profissional, pois existe a necessidade de efetuar a gestão do conhecimento, dos estilos de liderança e personalidades dentro do submarino.

A ficção conta a história ocorrida em submarino nuclear, no período da guerra fria com a indefinição de um futuro pacífico ou de confrontação militar entre as potências Norte Americana e Russa.

No cenário político da Rússia, grupos rebeldes estão em constante combate para a obtenção de poder o que obriga os Estados Unidos a enviar um submarino nuclear para costa marítima russa e ficar em estado de alerta quanto a possível vitória dos rebeldes.

O capitão do submarino, Frank Ramsey (Gene Hackman), militar que dedicou toda sua vida a Marinha possui perfil autocrático e exige atenção e alerta máximo dos comandados. Outro oficial, Ron Hunter (Denzel Washington), tem perfil apaziguador e é contra a guerra, prefere que os marinheiros sejam naturalmente motivados do que inspirados pelo medo.

No percurso à costa russa, é enviado ordem ao submarino para atacar as bases Rebeldes russas, como consequência é desencadeado um clima de tensão entre toda à tripulação, pois o ataque poderia desencadear a terceira guerra mundial.

3. CONFLITO

Os dois principais personagens, Gene Hackman e Denzel Washington, possuem percepções distintas, pois durante a viagem é recebido mensagem parcial, do comando militar em terra, no conteúdo existe a alusão sobre míssil nuclear. Neste momento o comandante decide atacar a Rússia e seu principal oficial é contra, pois entende que é necessário analisar outros aspectos, aqui que não visíveis no momento.

É desencadeado o motim e a divisão entre a tripulação entre os que são favoráveis ao ataque e os que são contra.

A Metodologia de Pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória no tipo bibliográfica com temas relacionados à Dimensão Humana na Governança Corporativa, abordados em sala de aula, com o objetivo de comparar este tema, e identificá-los em um filme fictício alguns pontos que acontecem no mundo empresarial, ao qual podem estar baseados em fatos reais.

Através das informações fornecidas em sala de aula, identificamos alguns aspectos do filme na "prática", pois aborda de forma clara, diversos fatos e argumentos e conhecimento da área de Dimensão Humana na Governança Corporativa, sobretudo no que tange as empresas no quesito administração de conflitos.

4. PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA IDENTIFICADAS DO FILME

De acordo com o filme maré vermelha, foi identificado práticas de Governança Corporativa , bem como práticas que estão presentes no mundo empresarial, relacionado às pessoas das organizações, elementos como, por exemplo, Liderança, Motivação, Conflitos, Valores, Personalidade e outros fatores.

O fator conflito de Lideranças é bem explicito em algumas cenas do filme, quando o Capitão e o Sub Comandante entram em conflitos de opiniões.

Com relação à cultura organizacional, podemos identificar no filme que, cada uma possui sua cultura, sua forma pensar, seu jeito de trabalhar e desenvolver os seus processos.

O capitão, por exemplo, possui estilo de liderança autocrático, pautado na hierarquia militar e não aceita questionamentos dos seus comandados.

Á mudança organizacional, nas empresas, é extremamente importante levando em consideração, por exemplo, se está estabilizada ou não, pois é importante manter o padrão organizacional.

No filme a mudança que houve foi quando os comandantes se sentiram ameaçados pelo outro.

Na verdade o personagem Frank Ramsey, Capitão, era tão convicto de seu trabalho, que nunca levou em conta que um dia, de alguma forma sua função poderia estar prestes a alguma mudança ou quebra de hierarquia.

É isto que acontece nas empresas hoje, muitos profissionais tem medo e resistência as mudanças que surjam ou possam surgir, pois estão tão acostumados com a mesmice, que se algo mudar, suas atividades poderão estar de alguma forma “ameaçadas”, porém, este medo que as rodeia, não pode vencer a luta, porque em diversas batalhas é necessário haver mudanças de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com