TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Mental

Dissertações: Saúde Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

SAÚDE MENTAL

A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as actividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.

A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjectivos, e teorias relacionadas concorrentes afectam o modo como a "saúde mental" é definida.

História

No Dicionário Aurélio encontram-se dois sentidos para a expressão “paradigma” que permite aferir o modelo de saúde mental. A primeira diz: “Modelo, padrão” e a segunda, “Termo com o qual Thomas Kuhn designou as realizações científicas (p. ex., a dinâmica de Newton ou a química de Lavoisier) que geram modelos que, por periodo mais ou menos longo e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados”.

Desde o século XVIII, o “modelo ou padrão” de abordagem a respeito dos fenômenos mentais que se diferenciam da vivência da maioria das pessoas foi o isolamento, a segregação, a exclusão, quando não o emprego de meios próximos à tortura, como formas de impedir a expressão de sentimentos e verdades de que essa maioria não quer se dar conta. Utilizando-se de um discurso que se pretendia “científico”, a medicina organizou, valendo-se de seu modelo de “isolar para conhecer e tratar”, espaços de exclusão que se mostraram, de meados do século XX para cá, ineficazes como meio de tratamento e desumanos. De lá pra cá a psiquiatria evoluiu muito, existem os tratamentos ambulatoriais que são comprovadamente eficazes para muitos distúrbios como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, entre outros; nos quais é ministrado medicamento e é acompanhado muitas vezes de psicoterapia. Casos sérios precisam de acompanhamento mais amplo. As doenças mentais podem acometer qualquer pessoa, e elas estão se tornando muito mais comum, isso por causa da rotina estressante e da falta de tempo para se fazer as coisas que gosta.

DOENÇAS MENTAIS MAIS COMUNS NO BRASIL

Em algum momento da vida todas as pessoas passam por um transtorno, onde transtorno na verdade significa um desarranjo, uma desordem neurológica, onde acontece porque nosso cérebro não acompanha todas as coisas que acontecem em nossa vida.

São muitas informações que recebermos, e muitas vezes o emocional entra em conflito com a razão. No mundo mais de 20% da população sofre de transtornos mentais, e no Brasil houve uma reforma com relação á saúde destes pacientes.

No Brasil evita-se a internação em hospitais psiquiátricos, pois muitas vezes não é necessário, sendo necessário apenas alguns meses de tratamento com psicólogo e alguns medicamentos. Por isso surgiram os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) que atendem mais de 1.620 pessoas em todo o nosso país.

Existem algumas que são mais comuns, por isso confira quais são e qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com