TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

SOCIOLOGIA JURÍDICA

André Felipe Costa

Respostas da prova:

  1.     Anomia não da mesma forma que no “passado”, pois hoje existem os tubarões/fantasmas que são os responsáveis para que hoje a anomia seja o padrão da sociedade, ou seja se culpa o invisível.

    A racionalidade abissal eu não sei se é possível falar ainda, porque com tanta tecnologia não se consegue mais distinguir, por exemplo, o que é perto ou longe, uma pessoa pode estar em vários lugares ao mesmo tempo sem se deslocar nada seja outra cidade, estado ou até país. Agora, por exemplo, uma racionalidade voltada para a sustentabilidade talvez exista hoje pois está sendo muito utilizado atualmente termos relacionados a sustentabilidade com o objetivo de induzir todos a prejudicar menos o ambiente ao tomar suas decisões.

  1.    A repercussão atual, é o ser humano deixando de se relacionar com pessoas e cultuaras próximas, para se relacionar globalmente com pessoas e culturas de outros países através do mundo virtual, por achar que tudo que é global é mais legal. Ou seja estão cada vez mais vivendo em um país no qual não estão de corpo presente, e deixando de viver no seu.

   Eu acredito que se continuar evoluindo dessa forma as pessoas podem começar a sofrer o risco local, além dos já existentes atualmente, devido a estarem tão ligadas a um mundo virtual, não conseguindo distinguir o que é local e o que é global podem passar a não perceber o que ocorre a sua volta se tornando vítimas desse tipo de risco.

  1.    Com certeza que as sociedades mais individualizadas são mais ligadas ao mundo virtual, deixando de produzir capital social junto as pessoas que as cercam, e talvez a forma de produzir capital social em uma sociedade desse tipo é através da solidariedade virtual.

   Alguma forma de produzir capital social é preciso ter, porque senão grande parte da sociedade do futuro vai fracassar, pois se hoje as crianças desde pequenas já são apresentadas a tanta tecnologia, talvez quando ela crescer não vai querer fazer amizades para se divertir pelo fato de ter vídeo games cada vez mais modernos, vivendo de forma individualizada, mais se tiver como conseguir capital social através da internet e de novas tecnologias talvez possa  ser uma forma dessas pessoas não fracassarem no futuro.

  1.    Para um trabalhador ser bem sucedido atualmente não basta que ele seja qualificado em uma única área, ele deve ter conhecimento de várias áreas para conseguir uma vaga de emprego (trabalhador por portfólio). Ou seja diferentemente do trabalhador do passado que construía uma carreira dentro de uma única empresa até se aposentar, hoje é comum as pessoas trabalharem em vários empregos no decorrer de sua vida adquirindo experiências variadas e isso conta muito na hora de conseguir uma vaga. E com toda a tecnologia existente junto as máquinas que fazem de tudo, o trabalhador precisa fazer de tudo e ficar o mais parecido com as máquinas, porque pelo que eu penso as empresas não estão mais vendo a necessidade de ter um empregado especializado em uma única coisa se podem ter máquinas que fazem várias ou pelo fato de a máquina muitas vezes fazer melhor.

  1.    Isso é algo muito comum atualmente pois as empresas procuram por pessoas bem qualificadas e que tenham experiência em várias áreas, mas também não estão dispostas a pagar ao trabalhador o salário que ele mereceria de fato pelas funções exercidas. Mas muitas empresas adotam termos diferentes para tratar dos seus funcionários e eu creio que é isso que faz com que as pessoas mesmo ganhando pouco permaneçam no emprego pois se sentem mais importantes pelo termo que a empresa chama os empregados.
  1.    A diminuição que vem acontecendo em relação as diferenças entre as regiões Norte e Sul do país pode ser observada nas tabelas, assim como é comentada na pesquisa. E pode ser observado também que as Regiões Metropolitanas que tiveram pior desempenho em 2000, em 2010 apresentaram um crescimento mais acelerado do que as que já estavam no topo do índice de desenvolvimento humano. E foi devido a isso que foi possível uma diminuição de diferenças, e também é sinal de que foi investido nas regiões com menor IDHM.
  1.    Pelo que eu entendi a computação ubíqua refere-se ao encontro entre usuários de serviços e recursos, sejam eles móveis ou imóveis. Algo que é de total importância para que esse encontro seja possível é a conectividade sem fio tanto de curta quanto de longa distância (Wi-Fi e Bluetooth, as mais conhecidas popularmente). Há também paradigmas (acesso à informação, utensílios inteligentes, controles inteligentes e sistemas de entretenimento) que os dispositivos ubíquos (celular, computador, sensores, TV, etc) se enquadram. Hoje, por exemplo estão em alta os aplicativos de celulares que também mantem relações entre serviços. Algo que acontece relacionado a toda essa computação existente é que ela começa a ser invisível em nossas vidas e passa a ser encarada como parte da pessoa, que muitas vezes não conseguem mais viver sem ela e se estragam se sentem perdidas e incapazes de fazer as coisas sozinhos sem seu auxilio.

(www.academia.edu/1733697/Computação_Ubíqua_definição_princípios_e_tecnologias)

  1.    Nanotecnologia é a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos de moléculas minúsculas na escala de nanômetros, como os átomos. No Brasil há aproximadamente 1.500 patentes que estão relacionadas à nanotecnologia, entre essas, cerca de 500 patentes são da indústria de cosméticos. No Brasil a interação entre a nanotecnologia e os negócios é muito nova, porém em outros países já e comum a anos. Uma empresa de nanotecnologia do Brasil é a NANOX® que é a primeira e maior empresa do ramo que surgiu no país e é conhecida por possuir centros acadêmicos e gerar conhecimentos e pesquisas. Talvez seja bem importante para as empresas investirem de alguma forma em nanotecnologia, pois é uma área que parece ter futuro e ser um modelo inovador de negócio, pelo poder que ela tem em diminuir o tamanho de coisas já existentes e ao mesmo tempo as deixar mais fortes e duráveis, porque as pessoas estão sempre em busca de produtos de qualidade.

(http://unisal.br/aluna-do-unisal-e-destaque-em-nanotecnologia/)

  1.    A interdisciplinaridade é algo que vem sendo cada vez mais comentado e relacionado aos mais diversos tipos de organizações se caracteriza pela busca de inclusão e conhecimento entre duas ou mais disciplinas, ela também ajuda as pessoas a aprenderem a conviver e saber se relacionar e grupos. Na atividade interdisciplinar o aprendizado não é construído sozinho e sim em parceria com outras pessoas. Para o futuro da pessoa tudo isso que é proporcionado por esse tipo de atividade pode se tornar um fator muito importante, pode ser até uma forma de adquirir capital social, e para quem estuda administração talvez seja importante ver que para uma coisa funcionar não depende só de quem está no comando e sim de todos que fazem parte da organização.

(http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/49573/importancia-da-interdisciplinaridade-no-processo-de-aprendizagem)

  1.    Patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinção entre os limites do público e os limites do privado, o que ocorre no caso do Brasil.  É algo que ocorre em vários setores da gestão do Estado, como por exemplo, a falta de ética na política, a corrupção e nos serviços públicos oferecidos a população. Entre vários escândalos ocorridos no país pode ser observada a presença de gestão patrimonialista por parte dos envolvidos que normalmente são políticos ou tem alguma relação com eles, e isso é causado pelos valores políticos que prevalecem na sociedade brasileira. Um exemplo atual seria o escândalo da Petrobras que vem sendo muito discutido nas últimas semanas, que está sendo considerado o maior escândalo de corrupção da história do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com