TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Sociologia e educação weberiana" - Alonso Bezertra de Carvalho

Tese: "Sociologia e educação weberiana" - Alonso Bezertra de Carvalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Tese  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

R: A educação, constituida por um caráter institucional, racional e burocrático, impede que os alunos tenham sua maior construção do conhecimento, eles estão presos a uma espécie de treinamento. Por isso, o professor parece desempenhar um papel de “Treinador” e não de “Vendedor de verduras” , como Weber denominava. Um espirito carismático não sobressai nessa relação , apenas o burocrático – disciplinador. O mundo racionalizado, usando os mecanismos burocráticos, transforma escolas em um meio de almejar a posição por algum modelo, elaborado pela sociedade de acordo com suas necessidades, obrigando o ser humano dentro deste processo a limitar suas opções. Contudo, a possibilidade de mudança não pode ser ignorada, e sim, igualar, por isso é preciso despertar o carisma.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

R: O objetivo principal da edução é incentivar o aluno a reflexão, o professor quando apresenta um conteúdo deve incentivar o aluno a refletir sobre o que foi apresentado e, que a partir dai adote sua opnião e sua compriensão. É de muita importâcia que o professor mantenha uma posição “neuta” , tanto dentro da sala quanto fora dela, contudo o aluno pode refletir e questionar sobre o que observa, experimenta e decide.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

R: O professor ele se comporta na medida em que os alunos se apresentam. Ele estimula o aluno a ter uma carreira e a ter os próprios objetivos. Para Weber o aluno não tem liberdade de pensamento e nem autonomia, para poder refletir ele se baseia no treinamento rígido pelo método e principio de ensino. A educação com este principio de treinamento e burocracia, por muitas vezes o aluno fica isolado sem o direito de dar sua opinião e critica. Esta educação racinal e burocratica é mostrada como um ensino com pouca liberdade de conhecimento. Assim como Weber diz que o individuo esta sendo imposto pela sociedade por uma burocratização e o homem precisa se libertar deste egoísmo e acaba não se desenvolvendo. E como Weber diz que o homem precisa de carisma e vocação. Contudo, o aluno é um ser com muitas emoções e sentimentos e tem toda liberdade de pensar e propor ideias.

2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.

R: Os meus professores não tinham esse tipo de postura, eles eram fontes de aprendizado, como interlocutores, sempre nos ajudavam na nossa busca do conhecimento, e na maioria das vezes deixam a gente corrigir eles se estivessem errados. A gente sempre tinha um bom diálogo e por isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com