TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

São Bernardo -Graciliano Ramos-

Por:   •  3/4/2016  •  Resenha  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Educacional imaculada Conceição Sumé-PB

Disciplina: Literatura Data: 02/02/2015

Raquel Albino de Jesus Professor: Joan

São Bernardo

-Graciliano Ramos-

Paulo Honório é um homem ambicioso, que não se deixa abater pelo sentimento e pela comoção alheia, tendo problemas em se aceitar. Criado por uma negra doceira, foi um menino órfão que guiava um cego para conseguir algum dinheiro. Depois começou a trabalhar na roça até os dezoito anos. Nessa mesma época ele esfaqueia João Fagundes, um homem que se envolve com a mulher que ele “aparentemente” amava. Então é preso, e durante esse período aprende a ler e escrever com um sapateiro.

Saindo da prisão, pega emprestado uma quantia em dinheiro e começa a negociar gado e todo tipo de coisas pelo sertão. Após conseguir juntar algumas economias, retorna a sua terra natal, com o desejo de adquirir a fazenda São Bernardo, onde tinha trabalhado.

Ao chegar, logo inicia uma falsa amizade com Luís Padilha, herdeiro da fazenda São Bernardo. Luís era um moço apaixonado por jogo, mulheres e bebida e aos poucos Paulo consegue conquistar a confiança dele. Por ser muito jovem e inexperiente, Luís começa a financiar projetos que não trarão sucesso financeiramente, claro que com o incentivo de Paulo Honório, que fazia isso com a intenção de Luís vir a falência. Com sucesso no seu plano, consegue comprar a fazenda São Bernardo por um preço desprezível.

Com ajuda de “Amigos”, consegue matar os fazendeiros vizinhos para poder expandir os limites das terras de sua fazenda. Através de empréstimos, investe em máquinas, na plantação de algodão e mamona, em estradas e passa a se dedicar mais ainda ao trabalho, e ao fruto do seu “esforço”.

Porém, um dia percebe que precisa de um herdeiro.Pensa nas filhas de seus amigos, mas nenhuma lhe agrada. E foi então, que um dia ele conheceu Madalena, uma das professoras da escola criada por ele. Ele então “convence” Madalena a se casar com ele.

Paulo Honório, que pensava que Madalena era uma mulher frágil, incomoda-se profundamente com seu comportamento, e então começam as brigas do casal, que influencia na personalidade violenta dele. Não conseguindo dominar a mulher como fazia todos, se torna cada vez mais agressivo, e revela um ciúme excessivo. Mesmo com nascimento do seu tão esperado filho, não ameniza o ciúmes que sente de Madalena e suas desconfianças de traição.

Um dia, ao contemplar orgulhoso sua propriedade, vê Madalena escrevendo. Ele desce e acha uma folha no chão. Lendo e o trecho escrito, tem certeza que é uma carta endereçada para um homem, e é tomado por ódio.Sai a procura de sua esposa e a encontra na igreja sentada com um semblante calmo. Ele então lhe pedi explicações e ela lhe responde que o resto das folhas estavam no seu escritório.Por fim ela lhe pede perdão por todos os aborrecimentos e diz que o seu ciúme acabou estragando a vida dos dois.

Naquele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com