TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA OBRA: SÃO BERNARDO DE GRACILIANO RAMOS

Por:   •  8/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 12

BONINNE MONALLIZA BRUN MORAES

ANÁLISE DA OBRA: SÃO BERNARDO DE GRACILIANO RAMOS

Trabalho apresentado à disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa I, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Antonio Aparecido Mantovani (Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso) como requisito parcial para a obtenção de nota.

SINOP - 2020/5

SUMÁRIO

I – Identificação...............................................................................................................03

II – Introdução.................................................................................................................04

III – Análise da Obra.......................................................................................................06

IV – Considerações Finais..............................................................................................09

V – Referências Bibliográficas .......................................................................................11

I – IDENTIFICAÇÃO

Nome original da obra: São Bernardo

Autor(a): Guimarães Rosa

Título da versão em português: São Bernardo

Tradutor(a):

Editora: Record

Período literário a que pertence a obra: segunda fase da literatura modernista.

II – INTRODUÇÃO

 São Bernardo, é uma das obras excepcionais de Graciliano Ramos.  A narrativa é descrita em primeira pessoa, onde conta a trajetória de Paulo Honório, um menino órfão que consegue se tornar dono da fazenda São Bernardo e se elevar socialmente.

Nos primeiros capítulos, Paulo apresenta a tentativa de estruturar a escrita de suas memórias, para isso, ele convida algumas pessoas para ajudá-lo na tarefa, mas elas se recusam e só o jornalista Gondim aceita.

Porém, depois que Gondim apresenta algumas páginas, Paulo Honório descarta-as e percebe que se quiser contar sua história como gostaria, terá de escrevê-la ele mesmo.

Já no terceiro capítulo há o contato com as memórias do personagem. E por ser um sujeito de pouco estudo, bronco e rude, Paulo apresenta uma linguagem coloquial, bastante fluida e carregada de expressões e gírias da década de 30 no Nordeste. Ele conta de maneira muito honesta como foi sua trajetória até conseguir a fazenda na qual um dia foi empregado. A ganância e desejo de “subir de vida” levam o personagem a realizar diversas ações controversas, envolvendo-se em encrencas e falcatruas para atingir os seus objetivos.

No início de sua vida adulta, aos 18 anos cometeu seu primeiro crime, após um relacionamento amoroso com Germana, o personagem João Fagundes se envolve com ela e por ciúmes, ele o mata. Foi preso por 4 anos, na prisão aprendeu a ler com sapateiro, o Joaquim. Findado sua reclusão, se envolveu com o agiota Pereira, aprendeu a negociar, mas não antes sem conhecer a fome, a injustiça, assim foi usando meios violentos para obtenção do que queria, que era juntar riquezas até que conseguisse adquirir a Fazenda São Bernardo, local da sua juventude. Influenciou o jovem e imaturo herdeira da fazenda até consegui-la a um baixo custo, não satisfeito com a Fazenda, a seu mando o fiel capanga, Casimiro Lopes, mata o proprietário da fazenda vizinha, Paulo Honório expande suas terras.

Com a sua rede de apoio, o jornalista Gondim e o advogado Nogueira, investiu para aumentar a produtividade e com isto aumentou suas demandas e contratou mais gente para trabalhar com ele, como o contador Ribeiro e o professor Luís Padilha. Conheceu a professora Madalena e casa-se com ela. Paulo Honório percebe a intervenção de sua esposa na rotina da fazenda e isto o incomoda profundamente causando brigas, com muita violência, por ciúmes e por complexo de inferioridade. Todo este comportamento trouxe o afastamento de Madalena o que a leva ao suicídio.

Após sua morte, acontece o abandono dos empregados da fazenda e em meio a esta depressão e com a companhia de Casimiro ele escreve suas memórias.

Não há como negar que Graciliano Ramos é uma das maiores figuras da literatura brasileira. Suas contribuições incluem alguns de nossos maiores clássicos, como esta obra, São Bernardo, que foi escrita em 1934 e em 1938, alcançou o maior sucesso de edição. Nessa obra, o autor coloca em prática seu próprio estilo ao mesmo tempo, defendeu abertamente a riqueza e a economia em busca de um sentido, valor máximo do texto.

A obra é um exemplar literário, com características regionais; essencialmente psicológicas, desenhada com cores culturais diretamente influenciado pelos relacionamentos locais e seus contatos no contexto suprarregionais.

Assim, o presente trabalho busca compreender o mecanismo memorial do narrador e suas consequências para o romance e encontrar as significações quanto a relação memória e regionalidade.

IV – ANÁLISE DA OBRA

"São Bernardo" foi publicado em 1934 e é considerado um dos maiores expoentes da segunda fase do modernismo brasileiro. Nos anos difíceis das décadas de 1930 e 1940, com crises econômicas, sociais e políticas em todo o mundo, os artistas se voltaram para as questões sociais. No Brasil, os romances desse período tiveram um caráter regionalista, abordando principalmente os problemas do Nordeste do país, como a seca, os retirantes, a miséria e a ignorância do povo.

Apesar do problema de “São Bernardo” ser o sertão nordestino, Graciliano Ramos foi mais longe e criou uma obra com um pesado fardo psicológico, onde seu protagonista para alcançar a melhoria social, Paulo Honório, desistiu da sua humanização. Ele se tornou forte devido às adversidades do meio ambiente, tornou-se uma pessoa rude, cruel e violenta.

Narrado na primeira pessoa, todo o romance gira em torno de dois planos distintos: o narrador Paulo Honório e o personagem Paulo Honório. Esses planos tornam-se aparentes com o tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (265.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com