TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Estado Novo

1930 – 1945 Segunda república

1945 – 1964 Regime militar

1964 – 1985 Redemocratização

1985 – aos dias atuais

A educação era centralizada, autoritária, de nacionalização e se investia muito na Educação Física para formação do patriotismo. O governo investia na educação devido a Pátria ser idolatrada.

A educação ganha um olhar mais atencioso com os estudos do educador Paulo Freire, e surge também novas alternativas e alfabetização para as classes desfavorecidas.

A ditadura militar rege tudo e a todos, principalmente a educação que volta a ser disciplinatória e de alto rendimento. Foi um período de muita eficácia para a educação.

A educação vista por educadores como liberdade, quando apareceu a Proposta Curricular e os Parâmetros, construção do conhecimento a partir do coletivo, das vivencias e atitudes. Mas também de baixo rendimento, evasão escolar e falta de respeito em todos os aspectos.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL E A ESCOLARIZAÇÃO

Com advento da II guerra mundial, surge um sentimento nacionalista. Na escola há desfiles cívicos, educação física, educação moral e cívica, canto orfeônico.

No início da década de 1930 cria-se o Ministério da Educação e Saúde. O então ministro Francisco Campos organizou e regulamentou o ensino comercial, divididos em dois ciclos e, o ensino secundário, dividido em fundamental (5 anos) e complementar (2 anos), visando para o mercado de trabalho.

Em 1942, cria-se o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Em 1932, houve a criação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, apresentando modelos liberais e um amplo programa educacional, onde o estado tinha o papel central na educação. Criação no Instituto Nacional de Estudos pedagógicos (INEP).

Cria-se a Lei Orgânica do Ensino Primário, em 1946, que o torna obrigatório a partir dos 7 anos de idade. Com a referida Lei, o ensino passa a ser gratuito, devendo ocorrer o planejamento educacional e a previsão de recursos orçamentários dos estados para implantação do sistema. O Ensino Religioso é facultativo.

Com a LDB o ensino ficou organizado da seguinte maneira:

Educação de grau primário (pré-primário e primário de 4 anos);

Educação de grau médio (subdividido em ginasial e colegial, de 4 e 3 anos, respectivamente, e compreendendo o ensino secundário, o técnico e o normal;

Ensino de grau superior (graduação, pós-graduação, especialização, aperfeiçoamento e extensão).

Em 1962 criou-se o Plano Nacional de Educação com a elaboração de metas para serem atingidas até 1970.

Com a constituição de 1967, a gratuidade do ensino oficial para todos deveria ser estendida ao ensino secundário;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com