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Teatro Interativo

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Por:   •  23/3/2015  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

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A palavra interatividade tem sido muito utilizada atualmente quando está se tratando das tecnologias de informação e comunicação, porém o ato de interagir está diretamente relacionado às questões da linguagem e da comunicação humanas. Sabemos que um animal selvagem pode se relacionar com outros seres, porém a capacidade de interagir é própria do ser humano, é cultural, uma ação indagadora e arquitetural.

Na produção artística, a interação entre os seres humanos e a obra de arte acontece desde tempos remotos, quando a arte que hoje se denomina pré-histórica, seja ela dança ou pintura, ainda era uma forma de ritual sagrado. No passar dos tempos as técnicas artísticas e as estéticas distintas foram se transformando e agregando valores de acordo com os períodos sócio-históricos e a cultura local. Desta forma a interatividade na arte integrou cada período histórico da arte ocidental. Aqui abordaremos a interatividade nas artes cênicas e mais especificamente, no teatro.

Segundo historiadores o teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região. Nessa passagem de ritual para ação dramática teatral, começa uma linha tênue dividindo o público dos atores, e solidificando-se cada vez mais com as construções dos prédios teatrais gregos e romanos. Nesse processo de evolução do ato estético coletivo, que é o teatro, acontece uma forma de arte que podemos chamar de interativa, que é o teatro de rua.

Após a apropriação dos teatros gregos pelos romanos e a transformação da ação teatral em atos de diversão gratuita e de selvageria, muitos artistas tiveram que se adaptar e desenvolver novas habilidades cênicas. Com a queda do império romano, muitos artistas passaram a atuar fora da bandeira de Cristo, que era a regra da igreja na idade média. Desta forma, surgindo os saltimbancos, os menestréis, chegando aos artistas da commedia dell’Arte. A característica maior desses artistas de múltiplas habilidades era a “improvisação”. O ato de interagir precisa passar pela improvisação, pois uma relação inesperada e momentânea pressupõe atitudes improvisadas e inusitadas. Ressalta-se a diferença entre o teatro interativo surgido na idade média e o teatro que era realizado em “carros-palcos” ou carroças e nos palcos-plataforma neste período, isto porque o segundo era realizado nas ruas, mas com o elemento que hoje é denominado “quarta parede”.

É no início do século XX que o teatro começa a seguir rumo a interação público/ator, nas propostas de teatrólogos que começaram a produzir um teatro político, tendo como maior representação desta estética Erwin Piscator, com seu manifesto aos trabalhadores em 1919, na Revolução Russa. Piscator produziu uma espécie de “teatro proletário”, como instrumento de luta de classes. O Autor e teatrólogo Bertolt Brecht percebeu que para revolucionar o teatro político precisaria de um novo olhar do diretor, pois pretendia um teatro que transmitisse conhecimento e não vivências, como o teatro naturalista vinha fazendo. Tendo como princípio o teatro épico, Brecht criou a estética do teatro didático. Em suas peças eram introduzidos comentários como nota de rodapé, feitos por um narrador, mostravam-se cartazes e placas, usavam-se máscaras, interrupções

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