TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia No Mercado

Dissertações: Tecnologia No Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do século XX, na revolução industrial, teve um crescimento na área feminina no mercado de trabalho, durante a segunda guerra mundial, elas passaram temporariamente a ocupar lugares onde antes eram apenas homens, lugares onde necessitavam de pouca força física, porém, com cargas horárias extensas. E mesmo trabalhando fora, é sempre a responsável pelos afazeres domésticos, tendo assim duplas jornadas de trabalho.

Assim como antigamente a sociedade industrial ficou centrada nas relações trabalhador e indústria, vivemos hoje uma nova dinâmica social moldada não só pela era digital, na qual outras interações se criam e transformam a forma de vermos o mundo, mas pela rapidez e instabilidade derivada dela.

Esta transformação tecnológica, começa a atingir a nossa vida familiar e os processos educacionais com uma maior intensidade. As crianças, empolgados pelo uso de todas as realizações e confortos, tornam-se indefesos, para enfrentar a dura realidade de um mundo cada vez mais agressivo. Contudo, há uma urgência necessidade de criar na escola um ambiente, com várias atividades para ocupar-lhes toda a semana de trabalhos rotineiros, castrando sua capacidade de criar e refletir, para que os problemas com os quais eles se defrontarão sejam estudados, refletidos e, quem sabe, resolvidos.

Os últimos anos não foram os melhores para os trabalhadores, devido ao aumento do volume de atividades sem a contribuição de um bom salário e benefícios, a falta de vínculo com o local de trabalho, a perda dos laços de solidariedade dentro da empresa, e a críticas, dificuldades na seleção de profissionais.

Essa estrutura de trabalho não só enfatiza a já comentada ausência de vínculos estáveis entre empregado e empresa, como gera uma desordem social e na identidade do trabalhador. Dentro desse sistema passa-se também a valorizar o jovem, que apesar de pouca experiência, são mais flexíveis e adaptáveis a várias circunstâncias.

Portanto, ao mesmo tempo em que o desenvolvimento tecnológico dispensa trabalhadores em alguns ramos da produção, cria outras atividades para os quais será necessário outro tipo de força de trabalho, com outros conhecimentos, aumentando a necessidade de trabalhadores com capacidade profissionais e conhecimentos específicos que deverão ser preparados para o mercado de trabalho. Aumentando a demanda por trabalhadores especializados e diminuindo a procura por força de trabalho não qualificada. Sendo o contexto em que muitos se transformam em desempregados por longo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com