TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Racionalismo

Artigo: Texto Racionalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

Racionalismo:

De acordo com a mitologia grega, no princípio de tudo havia o caos – aquilo que não tem forma e representa o vazio desordenado, obscuro e infinito. E foi o caos que criou o mundo, todos os deuses e o homem. Ora, um mundo criado pelo caos era, necessariamente, um mundo imperfeito, imprevisível, misterioso.

Entretanto, foi com os filósofos gregos que as crenças mitológicas começaram a ceder lugar ao saber racional. E a idéia de caos começou a ser dissolvida, nascendo, para substituí-la o conceito de cosmo. Dentro desse novo e revolucionário conceito, o Universo passou a ser encarado como algo ordenado, harmônico, previsível, capaz de ser compreendido racionalmente pelo homem.

O conceito grego de cosmo desenvolveu-se com os Pré-socráticos, encontrando novas formulações com os filósofos do período clássico, entre eles Platão e Aristóteles. Estes legaram ao Ocidente medieval a idéia de um cosmo demasiadamente ordenado, no qual a Terra tinha um lugar privilegiado, Era como um cosmo infinito, fechado, dividido em dois planos básicos: os céus e a Terra.

Os fundadores da ciência e filosofia modernas (Galileu, Descartes entre outros) atuaram de modo decisivo para dissolver a idéia de cosmo grega, consagrada, sobretudo, na física aristotélica.

Para fins de estudo, a periodização histórica tradicional que chamamos Idade Moderna vai de meados do século XV a fins do século XVIII, com a cultura européia como principal referência.

O movimento cultural que marcou essas transformações da mentalidade social européia foi chamado de Renascimento. Inspirado no Humanismo, movimento de intelectuais que defendiam o retorno a seus ideais de exaltação do homem e de seus dois atributos principais: a razão e a liberdade. O Renascimento propiciou o desenvolvimento de uma mentalidade racionalista, revelando maior disposição de questionar os mistérios do mundo, o homem moderno aguçou seu espírito de observação sobre a natureza, dedicou mais tempo à pesquisa e às experimentações, deixou a mente mais aberta ao livre exame do mundo.

Entre os grandes nomes do renascimento encontramos William Shakespeare (Hamlet), Miguel de Cervantes (Dom Quixote de La Mancha), Luís de Camões (Os Lusíadas), Leonardo da Vinci (Monalisa), Michelângelo (Capela Sistina).

A transição da mentalidade medieval para a mentalidade científica moderna não foi um processo súbito, tranqüilo e sem resistências. Forças ligadas ao passado medieval lutaram duramente contra as transformações que se desenvolviam, punindo, por exemplo, muitos sábios da época e organizando listas de livros proibidos (o Index). Foi por esse motivo que grandes pioneiros da ciência moderna sofreram perseguição do Tribunal da Inquisição, criada em 1232 pelo papa Gregório IX e reativada no século XVI diante do avanço do protestantismo, foi o órgão da Igreja encarregado de descobrir e julgar os responsáveis pela propagação de heresias, isto é, concepções contrárias aos dogmas dos católicos. (Alexandre Koyré)

RAZÃO E EXPERIÊNCIA

As conquistas e realizações Renascentistas deixaram o homem comum desorientado e desconfiado. O mundo racionalmente ordenado da Antiguidade já não existia mais.

Uma das concepções fundamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com