TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fotografia

Monografias: Trabalho De Fotografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/12/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Fotografia

Anderson Feitoza 03/06/14

A vida e fotografia de Sebastião Salgado

Sebastião Salgado iniciou seus estudos em 1963, onde cursou Administração até o ano de 1967. No inicio da Faculdade casou-se com a pianista Lélia Deluiz Wanick. Ambos entraram num movimento de esquerda contra a ditadura militar, e em 1969 mudaram-se para Paris.

Em suas viagens de trabalho para a África, muitas vezes encomendado conjuntamente pelo Banco Mundial, ele fez sua primeira sessão de fotos com a Leica da sua esposa. Fotografar o inspirou tanto que logo depois ele tornou-se independente em 1973, como fotojornalista.

Seu primeiro livro, Outras Américas,3 sobre os pobres na América Latina, foi publicado em 1986. Na sequencia, publicou Sahel: O "Homem em Pânico" (também publicado em 1986), resultado de uma longa colaboração de doze meses com a ONG Médicos sem Fronteiras cobrindo a seca no Norte da África. Entre 1986 e 1992, ele concentrou-se na documentação do trabalho manual em todo o mundo, publicada e exibida sob o nome "Trabalhadores rurais", um feito monumental que confirmou sua reputação como foto documentarista de primeira linha. De 1993 a 1999, ele voltou sua atenção para o fenômeno global de desalojamento em massa de pessoas, que resultou em Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000 e aclamado internacionalmente.

Em setembro de 2000, com o apoio das Nações Unidas e do UNICEF, Sebastião Salgado montou uma exposição no Escritório das Nações Unidas em Nova Iorque, com 90 retratos de crianças desalojadas extraídos de sua obra Retratos de Crianças do Êxodo.

Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, "As Imagens da Amazônia" , que representa o fotógrafo e seu trabalho. Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado, autora do projeto gráfico da maioria de seus livros, vivem atualmente em Paris. O casal tem dois filhos.

Visão sobre a fotografia depois de cursar a disciplina Introdução à Fotografia

Quando iniciei o curso de Introdução à fotografia achei que iria aprender somente as técnicas para tirar fotos. Mas no decorrer do curso fui aprendendo a observar as fotografias de uma maneira diferente; entendendo que muitas vezes as fotos nos passam o significado de alguma coisa. Elas comunicam-se com nós.

Mas para que uma foto nos passe uma mensagem, é necessário que a observemos detalhadamente, nos perguntado o que ela quer nos dizer, o que ela quer nos mostrar. Pode haver muitas informações, muitas histórias, muitas reflexões por trás de uma foto. Acredito que aprendi, a observar uma fotografia buscando entender a sua mensagem.

Além disso, eu que era leigo com uma câmera fotográfica não mão, aprendi também várias técnicas para fazer uma boa foto. Principalmente em relação ao enquadramento, ângulos, altura, distância e foco.

E também adquiri a sensibilidade (ou capacidade) de relacionar fotos com alguma coisa que se deseja relacionar (poemas, filmes, etc).

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com