TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Cubismo

Por:   •  20/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        ORIGEM E CONTEXTO HISTÓRICO        5

2.1  CARACTERISTICAS DO CUBISMO        5

2.1.1 Artes plásticas        5

2.1.2 Literatura e poesia        6

2.2        fases do cubismo        7

2.3        o cubismo no brasil        8

3        Conclusão        9

REFERÊNCIAS        10

        

  1.  INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordamos a origem do cubismo, que esta entrelaçada com o seu contexto histórico que pode nos mostrar que o inicio do século XX foi um tempo de mudanças, tanto cultural quanto artístico. Ao decorrer, também abordamos o cubismo nas artes plásticas e na literatura, expondo suas características e fornecendo apoio visual para a melhor compreensão do conteúdo. E por fim fizemos um breve resumo de como se deu a arte cubista no Brasil.


  1.  ORIGEM E CONTEXTO HISTÓRICO

O cubismo faz parte das principais vanguardas europeias do inicio do século XX, que vinham com a necessidade da criação de novos padrões estéticos que representassem melhor a realidade do novo século que, devido a guerras e revoluções, não poderia mais se identificar com os antigos padrões conservadores e perfeitos do século anterior.

O cubismo surge com o pintor Paul Cézanne que introduziu em suas obras a distorção nas formas e os formatos bidimensionais. Mas é só em 1907, que o cubismo é retratado com maior ênfase nas pinturas do principal representante: Pablo Picasso ao lado de George Braque.

O marco inicial do cubismo é considerado o quadro Les demoiselles d’Avignon de Picasso, de 1907. Na obra, é possível visualizar as referências às máscaras africanas, fonte de inspiração para a primeira fase do Cubismo, junto com as obras de Paul Cézanne.

[pic 1]

Les Demoiselles d'Avignon (1907) de Pablo Picasso

2.1  CARACTERISTICAS DO CUBISMO

2.1.1 ARTES PLÁSTICAS

Nas artes plásticas, as obras cubistas tratavam de maneira geométrica as formas da natureza, assim a representação do universo visual passou a não ter nenhuma obrigação com suas reais formas, no entanto não chegavam à abstração, pois as imagens representadas ainda permaneciam reconhecíveis.

Embora os temas das pinturas cubistas tenham sido temas cotidianos como autos-retratos e natureza morta, o modo como os artistas desse movimento representavam sua visão dos objetos era considerado muito ousado, pois rompia como a perspectiva tradicional e a linha de contorno.

Os cubistas utilizavam pontos de vistas diversos e cambiantes. Desse modo, ao olharem para uma cadeira, por exemplo, á representavam em diferentes ângulos, sendo de cima, de baixo, de lado ou de cabeça para baixo. Assim, esses artistas tentavam capturar todos esses pontos de vistas num mesmo plano. Essa é a principal característica das pinturas cubistas.

Outras características são o uso das linhas retas, modeladas basicamente por cubos e cilindros, dada a geometrização das formas e volumes, á renuncia da perspectiva e o abandono de qualquer noção de profundidade. O cubismo pode ser considerado como uma arte que privilegia o exercício mental como maneira de expressão das ideias.

2.1.2 LITERATURA E POESIA

De uma forma plana e geral, o cubismo na literatura trata de um poema de tal forma que, evita o descritivo, valoriza e amplia os valores das ideias descritas nos versos simples. Não haverá um registro de memória cronológico, nem a narrativa de forma histórica. Não há a preferência pelo lirismo fácil e nem para o sentimentalismo amoroso.

Os versos eram compostos em linhas curvas, os espaços brancos entre as palavras eram usados de tal maneira que criavam (com formas geométricas, tipo poema figurado) imagens. Guillaume Apollinaire, um dos nomes mais influentes do cubismo literário, defendia a liberdade das palavras e a invenção de palavras, O resultado são palavras soltas, escritas tanto na vertical, como na horizontal, sem a continuidade tradicional. Propunha a destruição das sintaxes já condenadas pelo uso criando um texto de substantivos desprendidos, jogados de forma caótica no texto. Incentivava o menosprezo por verbos, adjetivo e pontuação. Pregava a utilização dos versos livres, ou seja, sem a necessidade da estrofe, da rima e da harmonia. Assim, como na pintura, as colagens passaram a ser incorporadas pelos textos poéticos.

[pic 2]

A Calligram por Guillaume Apollinaire. (1918)

2.2 FASES DO CUBISMO

O cubismo foi dividido em três fases, a primeira das quais levou o nome de Cezzanista/Cezaniana que durou de 1907 á 1909 e como sugere o nome, teve grande influencia das obras de Paul Cézanne. Em seguida, a partir de 1909 á 1912, houve a segunda fase que foi nomeada Cubismo Analítico, que foi a fase do movimento que esteve mais próxima do abstrato, agora retratava mais as formas geométricas que qualquer outra coisa. E por fim, temos a terceira fase, chamada de Cubismo Sintético procurou voltar as suas origens com o retorno ao figurativo, mas agora incorporando o método de colagem onde fixava objetos reais na tela para extrapolar os limites das sensações visuais que a pintura insinua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (127.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com