TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de trilha sonora

Por:   •  11/7/2017  •  Artigo  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS

CURSO DE DIREÇÃO DE ARTE

Karl Souza Junior

A IMPORTÂNCIA DA TRILHA SONORA

E SUA CONCEPÇÃO E RECEPÇÃO NO FILME DJANGO LIVRE


KARL SOUZA JUNIOR

A IMPORTÂNCIA DA TRILHA SONORA

E SUA CONCEPÇÃO E RECEPÇÃO NO FILME DJANGO LIVRE

Pré-Projeto apresentado na Faculdade do EMAC da UFG como requisito básico para a conclusão do Curso Direção de Arte.

Orientador: Robson Correa de Camargo.


Sumário

  1. Introdução .......................................................................................01
  2. Objetivos .........................................................................................03
  3. Metodologia ....................................................................................03
  4. Referências .....................................................................................04

1- Introdução

A presente pesquisa se trata da observação e da análise sobre a trilha sonora utilizada e seu impacto no filme: “Django Livre” do diretor Quentin Tarantino. Será feita uma relação e comparativo de algumas das cenas mais importantes comentadas com a explanação de cada música tocada durante a obra cinematográfica. A trilha sonora é a base de transmissão de um sentimento específico, a sua má utilização, pode desvirtuar toda uma mensagem pretendida do diretor. É compreensível que até mesmo os filmes classificados como mudos não eram completamente ausentes de sonorização, pois vinham acompanhados de pequenos sons para dar sensações para quem os assistia. Meu objetivo com essa análise é trazer ao conhecimento do público a ótima trilha sonora utilizada nas películas de Tarantino, em especial no filme Django Livre, e tentar transmitir o quanto uma boa trilha sonora pode colaborar com o enredo de uma história.

Em sua maior parte, as matérias sobre trilha sonora abordam o tema de um modo geral, através de artigos e entrevistas em sites de entretenimento e blogs de cinema. Aqui irei abranger mais à respeito, indo além de pequenos resumos que possam desvalorizar algo tão grandioso e específico como a trilha sonora. Abordarei esse tema por me interessar muito por trilhas sonoras e achar que algumas não têm seu devido destaque merecedor, observando que em certos filmes há uma má utilização das mesmas. Por gostar muito do filme Django Livre e de sua trilha sonora no geral, o escolhi para uma melhor abordagem do assunto. Esse trabalho também transcorrerá sobre a concepção e recepção da trilha sonora no filme em questão, será escolhida uma música para que possa ser feita uma análise mais profunda a respeito.

Farei uma breve análise sobre a obra e biografia do diretor do filme, seus atores e respectivos personagens principais. Estabelecerei um comparativo simplificado sobre as diferenças de Django livre (2013) com o filme Django (1966). Django livre (Django:Unchained) dirigido por Quentin Tarantino, sabendo que o mesmo é uma regravação de ´´Django`` um filme italiano dirigido por Sergio Corbucci. Django livre utiliza uma trilha sonora mais country/clássico para aguçar os sentimentos propostos durante as cenas, sempre trazendo músicas com temáticas de liberdade e heroísmo.

O filme se inicia, com a cena de Django (personagem principal) sendo arrastado por um capataz, ao som de ´´Django (Rocky Roberts & Luiz Bacalov)``, uma música country com melodias mais pesadas, trazendo o sentimento de melancolia e heroísmo ao personagem principal. A letra da música fala sobre, a  lenda  de um homem chamado Django que teve sua mulher raptada, alguém pelo o qual ele faria de tudo para resgatar, este seria o principal tema que remete a narrativa principal do filme. Na cena em que aparece uma cavalgada, temos a canção de ´´Luiz Bacalox & Edda DellÓrso - His name is king`` em que a letra fala da  história de ascensão de um herói e pistoleiro. Um dos trechos que considero muito importante é a que faz menção sobre a jornada de Django: ´´Seu nome era Rei, ele tinha um irmão, seu único irmão, um cara tranquilo, um dia encontraram-no, sua camisa estava vermelha, duas balas brilhantes, eles encontraram seu irmão morto.`` Representando mais uma vez Django que tenta encontrar sua amada,  e também a perda de seu amigo que fora assassinado.  Em um momento de reflexão do filme, o cineasta Tarantino recria a cena de Flashback que faz menção a imagens ocorridas no passado do personagem, onde vemos Django e Brunilda (sua esposa) tentando fugir de seus antigos donos (senhores de escravos), quando, porém são encontrados e punidos por eles. Essa cena traz como trilha sonora a incrível musica de ´´Anthony Hamilton & Elayna Boynton - Freendom``, uma música de ritmo pesado onde traz na sua essência principal a história de uma pessoa buscando pela liberdade, dando um tom de tristeza e desespero a cena que mostra Brunilda sendo chicoteada após tentar fugir e Django que implora para que a libertem. Um trecho muito importante da música é: ´´Estou à procura de liberdade, e para encontrá-la custou-me tudo que eu tinha, bem, eu estou procurando a liberdade, e encontrá-la pode tirar tudo que eu tenho``. Essa parte demonstra o desespero e a tentativa fracassada de fuga dos dois.

3. Objetivos:

Objetivo geral:

Analisar as músicas utilizadas durante o filme e demonstrar como são moldadas junto a cena para um maior impacto. Mostrar como é feita a concepção e a recepção da trilha sonora para o público e revelar como a trilha sonora não é só uma música que toca no fundo do filme e sim um transmissor de sentimentos que auxiliam na concepção da cena pelo telespectador.

Objetivos Específicos:

- Transmitir os sentimentos específicos contidos na trilha sonora do filme Django Livre.

- Mostrar como uma boa trilha sonora pode ajudar na acepção de um filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (82.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com