TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM BOI E UMA BOIADA

Por:   •  27/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 5

CANOVACHIO DE GRACINHA ARAUJO

UM BOI E UMA BOIADA

DE GRACINHA ARAUJO

Personagens:

Pantaleão: fazendeiro muito rico, conservador, autoritário e avarento. Famoso por possuir de tudo e do melhor. Respeitado pelos bancos, pelas autoridades e dono de mais da metade da economia do município. Pai de Rosalva, uma linda moça, cobiçada pela fortuna que vai herdar do pai.

Rosalva: sonhadora e mimada. Apaixonada por Oracio e muito prendada. Gosta de pintar, escrever poemas e ouvir elogios. Tem uma fixação por roupas caras e sapatos de marca. Seu guarda-roupas já não tem espaço para mais nada e ela continua comprando toda novidade que aparece.

Oracio: rapaz que mora na cidade grande, estudante de medicina, filho do Dr. Graciano. Tem uma mente brilhante mas é tímido, apaixonado e quer se casar com Rosalva.

Dr. Graciano: advogado mais caro da região, velho milionário, aliado de Pantaleão e tem uma fazenda que faz divisa com a dele. Gosta de contar vantagem e se acha a pessoa mais ilustre e intelectual deste planeta. Quer muito que o casamento de seu filho Oracio e Rosalva se realize o mais rápido.

Tião Capitano: como gosta de ser chamado, é um sargento da polícia e quer de toda maneira conquistar Rosalva, por motivos óbvios, interesse no dinheiro de Pantaleão. Tem fama de brigão e anda armado mesmo quando não está a serviço. Levanta a voz por qualquer motivo. Cabeça quente, mas na hora do aperto sai de mansinho sem que ninguém perceba.

Arlequim/Quim: vaqueiro brincalhão, atrapalhado, mas ágil. Malandro e capataz do maior fazendeiro da região, Pantaleão. Tem uma paixão por Tina, além de fazer pallaçadas é tocador de viola e cantador de modas. Seu nome é Arlequim, mas todos só o chamam de Quim.

Argentina/ Tina: atende sempre pelo nome de Tina e é empregada da fazenda de Dr. Graciano, bonita, trabalhadora, inteligente e corresponde à paixão de Quim.

Observação: ao escrever este canovacchio, tentei demonstrar como era o município e a região onde moro em tempos idos, o que embora, ainda é contemporâneo em várias partes do país.

Canovacchio:

Tina tem observado que Tião Capitano, ultimamente, tem dado em em cima de Rosalva, com mais intesidade. Ele faz galanteios sempre que a vê, joga piadinhas de mal gosto, deixando a moça constrangida. Não que Rosalva se recuse a falar com ele, mas ele está ficando cada mais chato e incoveniente. Sempre convida Rosalva para dar um passeio, e ela, por sua vez, recusa. Insinua um namoro, ela declina. Mas

ele não sabe ouvir um não. E, quando percebe que Oracio, a paixão de Rosalva, aproxima-se, Tião Capitano dá um jeito de mostrar que anda armado.

Rosalva fica apavorada e sai correndo... no caminho tromba com Tina, criada de Dr. Graciano. Tina percebe que Rosalva está chorando e apavorada, então, Rosalva conta para Tina que não suporta mais as investidas de Tião Capitano.

Tina procura Quim para buscar um solução para a situação, pois, considera que ele também é esperto e tem muitas ideias boas. Quim, aproveita e diz à Tina que   ele   também    sabe lidar com    a    negativa    de    uma    mulher,    pois, ela mesma já se desvencilhou dele várias vezes e nem por isso deixaram

de ser apaixonados um pelo o outro. Tina lembra-lhe que no caso deles é amor e que a situação de Rosalva é diferente.

Após a saída de Tina, Quim se põe a pensar em uma solução e lembra que, recentemente, o pai de Rosalva havia lhe dado um touro de raça e muito feroz. O touro é o mais vistoso e também mais caro do leilão. Assim, ele vai ao encontro de Tina para lhe contar o que farão.

Ao se encontrar com Tina, Quim lhe conta a respeito do touro e diz que o animal é manso com quem sabe tratar com touros. E diz que ele, por exemplo, sabe como se aproximar do touro, conversar amigavelmente com o bicho que é muito grande e de uma aparência ameaçadora.

A esta altura, Pantaleão, pai de Rosalva já sabia da situação pela qual passou sua filha, quando entram Tina e Quim, que resolvem propor uma disputa sobre qual dos dois pretendentes conseguiria montar o touro por oito segundos, igualzinho num rodeio. O vencedor receberia a mão da donzela Rosalva em casamento.

Pantaleão gosta da ideia e decide colocar o plano em prática. Para isso, pede ao seu amigo e advogado para lavrar um documento para dar validade ao evento. Dr. Graciano, claro, faz um contrato da maneira como foi pedido por Pantaleão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com