TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Lugar Em Taubaté

Trabalho Escolar: Um Lugar Em Taubaté. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

ítio do Picapau Amarelo é uma série de vinte e três livros de fantasia, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato entre 1920 e 1947. A obra tem atravessado gerações e geralmente representa a literatura infantil brasileira. O conceito foi introduzido de um livro anterior de Lobato, A Menina do Narizinho Arrebitado (1920), a história sendo mais tarde republicada como o primeiro capítulo de Reinações de Narizinho (1931), que é o livro que serve de propulsor à série Sítio do Picapau Amarelo. Precedentemente, Lobato já havia publicado os volumes O Saci (1921), Fábulas (1922), As aventuras de Hans Staden (1927) e Peter Pan (1930).

O cenário principal é um sítio, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série, onde uma menina chamada Narizinho, um menino chamado Pedrinho e uma boneca falante chamada Emília desfrutam de aventuras explorando fantasia, descoberta e aprendizagem. Em várias ocasiões, eles deixam o sítio para explorar outros mundos, como a Terra do Nunca, a mitológica da Grécia Antiga, um mundo subaquático conhecido como Reino das Águas Claras, e o espaço exterior.

Sítio também tem sido adaptado diversas vezes desde os anos 50, para filmes em live-action e séries de televisão, sendo as produções da Rede Globo de 1977-1986 e 2001-2007 as mais populares. Globo detém os direitos de Sítio do Picapau Amarelo e é a última editora dos livros, por meio de sua divisão editorial da Editora Globo.

Em 1920, durante uma partida de xadrez com Toledo Malta, este contou a Monteiro Lobato a história de um peixinho que, saído do mar, desaprendeu a nadar e morreu afogado. Lobato diz que perdeu a partida porque o peixinho não parava de nadar em suas ideias, tanto que logo sentou-se à maquina e escreveu A História do Peixinho Que Morreu Afogado, atualmente relatado como perdido já que Lobato nunca se lembrou de onde o havia publicado. Este conto, deu origem ao livro A Menina do Narizinho Arrebitado, publicado no Natal de 1920. A Menina do Narizinho Arrebitado introduziu a personagem-título Lúcia "Narizinho" e sua boneca de pano Emília. O livro foi posteriormente reeditado, no ano seguinte, como o primeiro capítulo de Reinações de Narizinho, livro que inicia a série Sítio do Picapau Amarelo, que introduziu os outros personagens principais como Pedrinho e o Visconde de Sabugosa, e forneceu uma visão ampliada do universo do Sítio. Para a configuração da fazenda, Lobato foi inspirado em memórias de sua própria infância, visto que ele mesmo viveu em uma fazenda no interior de São Paulo com sua família. Nos personagens, Lobato definiu sua própria personalidade na infância e características de sua família. Seu avô, o Visconde de Tremembé, foi uma inspiração para o personagem Visconde de Sabugosa, Emília apresenta dele, o comportamento jovem "mandão" e " teimoso".

Principais

Emília - Boneca de pano falante, irreverente e divertida. Após uma "revolução gental", vira uma menina de verdade e nunca mais parou de falar (como ela mesma explica em A chave do tamanho).

Visconde de Sabugosa - Sábio boneco de sabugo de milho, gramático e filósofo.

Pedrinho e Narizinho - As crianças que protagonizam as histórias. Narizinho chama-se Lúcia e mora com a avó no sítio. Pedrinho é filho de Antonica, filha de Dona Benta, e mora a maior parte do ano na cidade.

Dona Benta - Avó de Pedrinho e Narizinho, dona do Sítio do Picapau Amarelo e entusiasmada divulgadora de cultura e contadora de histórias.

Tia Nastácia - Cozinheira do Sítio, medrosa mas de bom coração, a "segunda avó" das crianças do Sítio.

Marquês de Rabicó - O porquinho guloso que só pensa em comida. Casa-se com Emília, interessada em seu título nobiliárquico.

Conselheiro - O sábio burro falante que, como o próprio nome já diz, dá sempre bons conselhos. Foi resgatado pelas crianças no País das Fábulas.

Quindim - Um doce rinoceronte, que sabe inglês e acompanha a turma em diversas aventuras.

Personagens que só aparecem ou são citados em um ou mais livros

Príncipe Escamado - Príncipe Escamado, é o peixe rei do Reino das Águas Claras, casado com Narizinho, aparecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com