TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO DE COMO O ÓRGÃO PÚBLICO “PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOINHA” PLANEJA SUA GESTÃO DE PESSOAS. TAUBATÉ

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  9.508 Palavras (39 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 1]

INSTITUTO TAUBATÉ DE ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

UM ESTUDO DE COMO O ÓRGÃO PÚBLICO “PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOINHA” PLANEJA SUA GESTÃO DE PESSOAS.

TAUBATÉ

2019

Ana Gabriela Pereira         RA: 58010003572

Geisa Aparecida de Campos         RA: 58010003327

Júlia Maira Alves Marcelino         RA: 58010003367

Juliana Morgado Brigagão         RA: 58010003291

Rodrigo Bonani         RA: 58010003308

UM ESTUDO DE COMO O ÓRGÃO PÚBLICO “PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOINHA” PLANEJA SUA GESTÃO DE PESSOAS.

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 4º semestre, do curso de Administração do Instituto Taubaté de Ensino Superior sob orientação da professora da disciplina gestão de pessoas do semestre vigente Maria do Carmo Montroni.

TAUBATÉ

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO        5

1.1        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        5

2 REVISÃO CONCEITUAL        7

3 IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS        23

4 SUGESTÃO DE MELHORIA        26

REFERÊNCIAS        32

ANEXOS        33

INTRODUÇÃO

A Atividade Prática Supervisionada – APS trata-se de um trabalho semestral, extraclasse e em equipe.

Constituem-se em um instrumento pedagógico para aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.

Tem-se como objetivo principal, contribuir para desenvolvimento nos alunos as competências requeridas aos futuros bacharéis e a favorecê-los um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa ou organização em situação real. Aborda-se na APS do 4ª semestre do curso de Administração sobre a Gestão de Pessoas, que tem como ponto central a valorização das pessoas como uma questão estratégica para o sucesso e nesse intuito possui diversas  atribuições, todas voltadas para a relevância do fator humano, visto ser este o maior capital das empresas ou organizações, utilizando-se dos processos:

  • Agregar pessoas – Seleção e Recrutamento
  • Aplicar pessoas – Desenho de Cargo e Avaliação de Desempenho
  • Recompensar pessoas – Remuneração e Benefícios
  • Desenvolver pessoas – Treinamento, Mudanças e Comunicação.
  • Manter pessoas – Higiene e Segurança do Trabalho
  • Monitorar Pessoas
  • Banco de Dados
  • Sistemas de Informações de RH

Este estudo trata-se de uma Organização Pública, a Prefeitura Municipal de Lagoinha, situada atualmente na Praça Pedro Alves Ferreira, nº 134, centro, Lagoinha/SP, CEP 12130-000, direcionada pelo prefeito Tiago Magno de Oliveira, com o apoio de vereadores, secretarias e departamentos operacionais, tendo como cartela de clientes, uma população estimada de 4.896 habitantes, segundo o IBGE.

Por ser uma empresa pública, a organização defende os valores da sociedade almejando sempre satisfazer as necessidades básicas nas áreas de educação, saúde, estrutura da cidade, empreendedorismo, turismo e melhores condições para os produtores rurais, por exemplo, buscando cada vez mais melhorar a qualidade de vida da população por meio desses investimentos, além de sempre estar aberta a ouvir sugestões de melhoria e necessidades.

Nota-se que, a organização está focando mais em seus clientes externos e se saindo prejudicada no ambiente interno. Por meio do questionário elaborado e com base nos estudos de gestão de pessoas, ficou claro a deficiência em preparação dos colaboradores, tanto líderes como subordinados.

O desenvolvimento de competências de servidores vem sendo uma preocupação da administração pública nos últimos anos. Em 2006 o decreto 5.707 lançou a PNDP (Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal). O documento afirma que a capacitação é “um (...) processo permanente de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais”.

Assim, com base na fundamentação teórica, apontam-se algumas sugestões de melhorias para a organização de acordo com seu perfil, cultura, demandas e valores, para aprimorar e desenvolver as habilidades de seus colaboradores, bem como a qualidade nos serviços prestados e ambiente de trabalho.

1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Prefeitura Municipal de Lagoinha tem como sua forma de constituição à administração pública, a qual é composta por uma hierarquia de prefeito, vereadores, secretarias e departamentos operacionais e é regida por leis estaduais, federais e municipais. A pequena cidade se deu origem através dos tropeirismo, o qual passava pela cidade no percurso para transportar o café da região para o Porto de Ubatuba ou Paraty. Em 1863, a família Antocas faz uma doação de patrimônio para a construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, assim se dando início ao povoado, com o aumento da população em 1880 é elevado à vila, com o título de Lagoinha (o título se deve a uma pequena lagoa que se localizava, ao centro da vila). Ela surge no período de maior crescimento urbano da região, na época do café. Em 1953, com o aumento da população, tendo uma boa economia mantida pela pecuária e agricultura deixa de ser distrito de São Luís do Paraitinga e torna-se cidade, assim nascendo junto com sua emancipação a Prefeitura Municipal de Lagoinha. Onde atualmente, tem como prefeito Tiago Magno, eleito em março de 2019, além disso, tem um quadro de poder legislativo composto por nove vereadores eleitos em 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.3 Kb)   pdf (288.4 Kb)   docx (61.2 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com