TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Visitinha Aos Museus

Pesquisas Acadêmicas: Uma Visitinha Aos Museus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalho de:

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E MUSEOLOGIA

Ação Educativa em Museus de Arte

“Uma visitinha aos Museus”

De:

ELIANA GOMES CAMACHO FARIA

RA: 1117882

CURSO

LICENCIATURA EM ARTES

CIDADE: São Paulo

Ano: 2014

Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD/CEUCLAR

REFLEXEÇÃO

Escolhendo o museu

De acordo com Denise Grinspum, qualquer tipo de museu é adequado às crianças, desde que sua linguagem seja acessível. "Um museu de ciência pode ser muito eficiente, instigante, divertido e desafiar o raciocínio, ou pode também ser pesado, com muitas informações e objetos, e não conseguir comunicar claramente ideias e fenômenos científicos" pondera. Ela sugere ainda que o professor fique atento a questões como proximidade da escola e bons mediadores. "Os mediadores precisam conhecer o acervo e saber dialogar com crianças de maneira a despertar nelas o interesse e a aprendizagem".

O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma ideia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução humana.

A importância dos museus, da sua democratização de acesso por meio de programas de visitação das escolas e o valor da formação inicial e continuada dos professores, da rede de ensino pública ou privada é o objetivo deste trabalho.

Por meio de uma pesquisa exploratória, apresento o trabalho desenvolvido a partir de entrevistas a professores em dois sistemas educacionais, o público e privado, analisando as respostas questionadas sobre visitações a museus em relação à educação, a fim de se conhecer quantas crianças e pais tiveram o interesse em visitar o museu e quais os temas do acervo solicitado para fins educativos. As reflexões nos levam a perceber que para se gostar de ir ao museu é preciso que desde a infância se eduque as crianças para isso, levando-as a este espaço não por obrigação, mas como possibilidades para novas descobertas e como ambiente de aprendizagem.

Museu e escola: A responsabilidade compartilhada na formação de públicos. A importância que a escola tem na formação de públicos em relação aos museus, Entrevista de professores e pais das crianças em duas escolas: Escola pública fundamental: Os pais não se sentem responsáveis por levar seus filhos aos museus. A escola, portanto acaba assumindo essa responsabilidade praticamente sozinha. Por isso, os museus no Brasil precisam cada vez mais implantar programas dirigidos a famílias para ajudar pais ou responsáveis que não sabem como e porque visitá-los.

Somado a isso ainda temos a realidade da infraestrutura das escolas, a maioria delas não conta com área de lazer, bibliotecas e laboratórios, ao longo dos anos conforme a Muitos acreditam que as escolas tem a tarefa de ensinar o hábito de vistas em museus e acervos, pois alegam que por falta de condições ou tempo. “Bem... o final de semana é para colocar em dia algo não resolvido durante o período de trabalho ou simplesmente para descansar”. Entrevista realizada nas saídas das escolas.

população foi aumentando os espaços destinados a atividades fora da classe foram sendo transformados em salas de aula para atender a uma parcela dessa nova população. Segundo relatório da rede de educação e assistência social do bairro, as salas de aula foram sofrendo abarrotamento de alunos, a maioria das escolas passou a contar com um número duas vezes maior de alunos, refletindo diretamente do processo ensino aprendizagem. Escola privada fundamental Os pais procuram ter mais participação em relação à educação de seus filhos, acreditam que a melhor saída para o desenvolvimento cultural. Infelizmente as respostas não são diferentes como as das escolas públicas, os pais estão sempre ocupados, existem alguns casos isolados, não serve para totalidade de dados positivos. Podemos salientar que essas instituições tem mais estrutura para informações: Salas de informática; Bibliotecas; áreas de lazer; incentivo as pesquisas; esportes que fazem parte do currículo, etc. RELÁTORIO: O que se observa hoje é a ocorrência de desinteresse dos alunos durante as aulas, que por muitas vezes justifica-se pela falta de materiais e metodologias adequados que complemente a atuação do professor. O processo de

ensino e aprendizagem é prejudicado pela falta da participação ativa dos estudantes, fazendo-se necessárias atividades que estimulem a criatividade e o raciocínio crítico, auxiliando na formação da cidadania. Portanto, a visita a museus torna-se uma alternativa para a escola resgatar o interesse do aluno frente aos conteúdos apresentados, proporcionando algo novo, levando-os a despertar a curiosidade pelo diferente, que pode, posteriormente, estabelecer o desejo pelo aprendizado, facilitando o entendimento dos temas previamente abordados. [...] a vida, o conhecimento construído e reconstruído a cada mo-mento, na vivência do cotidiano, deve ser um referencial essencial para a análise e o enriquecimento da prática pedagógica, propor-cionando ganhos significativos para todos os sujeitos envolvidos no processo: professores e alunos dos diversos níveis de ensino, mem-bros da comunidade, pesquisadores etc. (SANTOS, 2008, p. 32-33). [...] o museu é uma instituição que tem um compromisso com o processo educacional, seja ele formal ou informal, devendo a escola também participar e interagir com a comunidade onde está inserida (SANTOS, 2008, p. 31).

Uma tarde no museu

Levar os alunos para conhecer o acervo fixo ou uma exposição temporária. Além de aumentar o repertório cultural, os museus podem enriquecer os projetos desenvolvidos em sala de aula.

Antes

O professor deve visitar o museu antes dos alunos para conhecer o acervo ou a exposição e escolher as obras adequadas à faixa etária de sua turma. No caso de uma exposição temporária, o professor deve montar uma monitoria específica de acordo com o que pretende trabalhar. O professor deve "testar" a equipe de monitoria do

museu para saber se vale a pena usá-la ou se é melhor contratar monitores em agências especializadas. Outra opção é o próprio professor fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com