TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALORES E REPRESENTATIVIDADE DA ARTE NA INFÂNCIA

Por:   •  30/6/2022  •  Monografia  •  14.855 Palavras (60 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 60

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                      MARIA DE LOURDES OLIVEIRA MARQUES

VALORES E REPRESENTATIVIDADE DA ARTE NA INFÂNCIA

CARIACICA ES,

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                       MARIA DE LOURDES OLIVEIRA MARQUES

                         

                         

VALORES E REPRESENTATIVIDADE DA ARTE NA                                        INFÂNCIA

Trabalho de Conclusão de Curso: Artigo (TCC), apresentado a Disciplina de Estudos Independente 2° Licenciatura em Artes da UNIVERSIDADE FAVENI, como requisito parcial, para obtenção do curso de ARTES.

                                                                 

                                                                                                                                                [pic 1]

                                                 CARIACICA ES,

                                                         2022

VALORES E REPRESENTATIVIDADE DA ARTE NA INFÂNCIA

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Universidade FAVENI, como requisito para obtenção em Artes à MARIA DE LORUDES OLIVEIRA MARQUES

CARIACICA ES,

2022

                                         AGRADECIMENTOS

Deus, mais uma jornada encerrada, a certeza do dever e missão cumprida, onde você sempre esteve presente nos guiando a cada amanhecer.

Obrigada Deus por tudo, pelo sol e pela chuva que pudemos presenciar a cada amanhecer; pelas pessoas que tem sido mais do que condutores desse eterno caminhar, por nossas famílias e juntos podermos conhecer, viver, sonhar e respirar a certeza da sua presença em nossas vidas.

Mais uma vez Deus obrigada ao senhor e à todos que fizeram e fazem parte das lutas, conquistas, tristezas e alegrias, contribuindo para que possamos crescer e alcançar nossas metas profissional, pessoal e humana.

DEDICATÓRIA

O gostoso da vida é olhar para trás e ter consciência dos passos dados, das vitórias alcançadas e das alegrias conquistas, bem como da certeza de que Deus sempre está ao nosso lado, razões pelo qual dedico mais essa etapa da minha vida à Deus, a mim mesma por meu esforço, interesse e busca, e também aos meus familiares parentes e amigos, o qual proporcionaram-me instantes de motivação e incentivo da busca por meus ideais.

EPIGRAFE

"Meu corpo é o templo da minha arte. Eu exponho-o como altar para adoração da beleza." (Isadora Duncan)

RESUMO

Há muitas décadas o Ensino vem sofrendo mudanças, alterações em suas ementas, bem como da Disciplina de Arte, esta onde parte das escolas ainda não a tem como parte integrante do processo comum de Disciplinas e áreas do saber, onde ainda cabe muitas indagações e advertências, uma vez que das humana do dia-a-dia, está a capacidade do homem/mulher de compreender e entender as coisas e o mundo que o cerca. E para que realmente possamos ver um objeto, devemos percebê-lo em suas relações com o sistema simbólico que lhe dê significado.

O significado, por sua vez, está relacionado ao sentido que se dá a situação, pois estabelecemos relações do que estamos vendo com as nossas experiências. E sob esse aspecto, nota-se que não somente as crianças, mas todas as pessoas são capazes de fazer ligação do que está vendo com: as experiências já vivenciadas, em outras palavras, seriam: as lembranças, interpretações, fantasias e até mesmo, os últimos acontecimentos presenciados, isto, se o contexto, as informações, as vivências de cada leitor estiver presentes quando buscar dar um sentido para a imagem, e neste caso as crianças, são ótimos exemplo, por fazerem relação de uma imagem com algum personagem de história ou programa infantil que elas conhecem e para isto dá-se a importância do Ensino da Arte no mundo escolar.

PALAVRAS CHAVES: Arte, Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino, Diretrizes.

SUMÁRIO

                                                                           

INTRODUÇÃO

06

2

REFERENCIAL TEÓRICO

10

2.1

Contextualização Social do Desenvolvimento Infantil para o Ensino da Arte

10

3

ENFOQUE HISTÓRICO DO ENSINO DA ARTE NA INFÂNCIA

16

3.1

Constituição da Arte Infantil Hoje

20

4

NORMAS E PENSARES DA ARTE INFANTIL

24

5

A VISÃO HOLÍSTICA DE VYGOTSKY PARA A ARTE INFANTIL

34

6

A PRÁXIS DO ENSINO DA ARTE NAS SÉRIES INÍCIAIS

37

7

CONSIDERAÇÕES FINAIS

45

8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

47

1 INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é ressaltar a contribuição da Arte no primeiro ciclo da aprendizagem compreendendo o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e a Educação Infantil, processo este, em que o ensino da arte contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e intelectual das crianças em fase de amadurecimento propiciando conhecimentos e habilidades através das representações, desenvolvendo nos educando o gosto pela criatividade.

Com a arte, a criança compreende os signos e códigos desde o início de suas vidas através das diversas formas, cujos interesses são ampliados na escola proporcionando um maior conhecimento de mundo e ao mesmo tempo reconhecendo sua identidade cultural e origem por meio da mesma, tornando-se esta motivadora de conhecimentos, objetivando a formação de cidadãos críticos e capazes de se desviar das propostas ideológicas imposta no contexto social ao qual esteja inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (92.6 Kb)   pdf (299.1 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com