TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Valor das Artes Visuais na Educação Infantil

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na primeira infância que aprendemos uma diversidade de novas habilidades, seja no nosso ambiente familiar ou na escola. Através de desenhos, pinturas ou brincadeiras. Neste sentido é neste período que desenvolvemos muitas formas de linguagens, sendo elas amplas.

Para Edwards, Gandini e Forman (2008,p.21) “As crianças pequenas são encorajadas a explorar seu ambiente e expressar a si mesmas através de todas as suas “linguagens” naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimento, desenhos [...]”

A fala não é exclusivamente a única forma de se comunicar, quando a criança brinca, desenha ou pinta ela está desenvolvendo, a imaginação, a criatividade, a imitação, se expressando de diferentes modos.

É na educação infantil que a criança encontra essa base educacional, que necessita ser planejada, com profissionais qualificados, preparados para um atendimento de qualidade, pois através de um gesto, choro, desenho, pintura, um carinho, um olhar ou até mesmo um sorriso é considerado uma forma de linguagem, e cabe ao profissional de educação compreender cada uma dessas diferentes linguagens, para atender a necessidade de sua turma.

Dondis (2007) afirma que é inato ao ser humano a vivência visual. Para que o indivíduo seja capaz de assimilar o meio em que vive e aprenda a lidar com ele, torna-se essencial que lhe seja permitido a instrução.

As artes visuais não podem ser menos importante que as demais disciplinas, o professor deve se dedicar e estudar maneiras de aplica-las. Por se encontrar nela um mundo de fantásia, instigando a imaginação, a expressão, a emoção, passando a se expressar representando seu mundo em um pedaço de papel, tela, massinha de modelar ou até mesmo em paredes , como os homens primitivos se expressavam em símbolos a sua existência.

Segundo Referencial Curricular Nacional diz que: [...] Na educação infantil, tal como a música, Artes Visuais também são formas de linguagens, e é uma das mais importantes, na qual refere se a expressão e comunicação humana, o que já serve com uma justificativa da sua inserção no contexto educacional, (BRASIL, 1998, P.85).

As artes visuais podem ser aplicadas de modos variados, por ser uma matéria que permite uma diversidade de técnicas, pode-se usar de modo multidisciplinar, ou seja o pedagogo pode usar ao seus projetos em qualquer disciplinas, como língua portuguesa ao bolar um teatro após uma contação de história ou em geografia criando maquetes de relevos ou vulcões, reutilizando matérias recicláveis, esses são apenas alguns exemplos de uma infinidade de possibilidades.

As atividades em artes plásticas que envolvem os mais diferentes tipos de matériais indicam ás crianças as possibilidades de transformação, de re-utilização e de construção de novos elementos , formas, texturas etc. A relação que a criança estabelece com os diferentes materiais se dá, no início, por meio da exploração sensorial e da sua utilização em diversas brincadeiras [...]. (BRASIL,1998, p.93, Vol3).

Contudo o professor da primeira infância deve utilizar a seu favor de modo mais lúdico, permitindo

diferentes experiênciascom seus pequenos, cabendo a ele o planejamento das mais variadas formas de artes visuais, lembrando que artes não se faz somente com papel e lápis de cor.

explorar areia, reciclados, massinha de modelar, balões e muitos outros recursos, abrindo um leque enorme de novos métodos de ensino aprendizagem.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

O presente paper, foi elaborado com objetivo de demonstrar a importância  da liguagem Artes visuais e plásticas na prática escolar, utilizando a metodologia descritiva de cunho bibliográfico, baseado em livros, periódicos e também em publicações de artigos científicos.

Aprofundamos nossa pesquisa com refêrencia em diversos autores, tais como Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman (1999), Donis A. Donis (2007).

Autores que abordam a temática linguagem Artes visuais, sendo de suma imporância a reflexão, a análise em torno da linguagem da Arte na educação infantil.

Buscamos transparecer esse trabalho, de forma rica com objetivos bem traçados para que seus leitores consigam compreender que as artes visuais são essenciais para as escolas, mas principalmente para as crianças, que estão em constante descoberta desde o momento de seu nascimento.

O objetivo principal é mostrar como as Artes visuais vem se ampliando, fazendo que os pedagogos se atualizem, estudando maneiras e formas de transmitir o conhecimento visual, a ludicidade com suas infinitas formas de se ensinar as Artes visuais vem sendo muito utilizada na educação infantil, passando a ser aquele conhecimento que ficara marcado para sempre na vida das crianças.

[pic 2]

 

Com do decorrer dos anos as crianças, começam a ampliar suas relações com o mundo, mudando seu comportamento, expressão sem razão estética. As Artes visuais é além de um processo de desenvolvimento e crescimento infantil, passando a ser como a fotográfia um registro da relação da criança com ela mesma e com o mundo a sua volta. Incluindo também a seu universo o raciocínio lógico e o letramento.

   O desenho infantil é uma linguagem universal para a criança, nesse sentido acaba sendo um reflexo no desenvolvimento físico e psíquico das crianças dependendo do temperamento e da sensibilidade de cada indivíduo. A utilização do desenho é uma caracteristica tão natural do universo infantil, contribuindo para o processo de aprendizado, sendo assim torna o processo mais divertido, agradável e prazeroso, respondendo as necessidades básicas das crianças, preparando- as para adquirir novos conteúdos das fases subsequentes da educação formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com