TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor Adicionado e S-curva com o apoio de Microsoft Project 2013

Seminário: Valor Adicionado e S-curva com o apoio de Microsoft Project 2013. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Seminário  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 5

02/04/2013 | 16 Comments

Valor agregado e Curva-S com apoio do MS Project 2013 (#2/2)

inShare

26

Continuando a série de 2 posts falando sobre Valor Agregado e Curva-S no MS Project 2013, mostraremos agora, neste post, como o método funciona na prática.

Considere o seguinte exemplo de projeto:

image

Os recursos previstos para este projeto e que formam a equipe do projeto são recurso do tipo Trabalho, trabalham 8 horas/dia e possuem estes atributos (Tipo, Taxa padrão e acúmulo):

image

Lembrando que:

- Tipo: identifica o tipo do recurso, que pode ser Trabalho, Material ou Custo

- Taxa padrão: é quanto o recurso efetivamente custa por hora trabalhada.

- Acumular: é como este custo será distribuído ao longo do tempo.

Ao atribuirmos estes recursos, com estes atributos, nas atividades e suas durações previstas, teremos os custos de realização destas atividades calculados automaticamente, dia a dia. Com base nas atribuições, apresentaremos o plano do projeto e seu cronograma final materializado para o patrocinador e demais partes interessadas.

Valor Planejado (COTA ou VP)

Uma vez aprovado o plano do projeto (todos de acordo com o escopo, prazo e custo previsto), uma linha de base é gravada e a linha de referência de desempenho do projeto – performance measurement baseline – é produzida.

Esta linha de referência é a linha que fornece os valores para PV ou COTA.

Considerando a data de status (medição do projeto) em 05/04/2013 18:00, constatamos que toda a entrega A deveria estar concluída (todas as atividades estão à esquerda da linha vermelha de andamento do projeto).

image

image

Desta forma, teremos um valor de trabalho agendado (VP ou COTA) de R$ 960,00 para o projeto na data de status. Se quisermos levar para o contexto de esforço, teremos 24 horas do Rec. A na atividade 1 + 16 horas do Rec. A na atividade 1 + 8 horas do Rec.A na atividade 1, totalizando 48 horas do Rec.A.

image

image

Vamos analisar como ficou a distribuição de horas agendadas pelos recursos A e B para cada atividade prevista no plano, dia a dia.

image

image

Com estes dados e com base na data de medição estipulada, vamos traçar a Curva-S do projeto com o elemento COTA plotado. Faremos do relatório de Custo – Relatório de Valor Agregado.

image

image

A Curva-S de valor previsto (curva VP ou COTA) teria o seguinte formato

image

Neste gráfico, promovi alguns ajustes em cima da versão original que é carregada pelo MS Project. Optei por mostrar, no resumo, os valores COTA, COTR (que no MS Project 2013 foi traduzido para COTE) e CR (que é o custo real). Na área do gráfico, optei por mostrar apenas o valor de COTA, com a escala horizontal alterada de horas para dias, finalizando na data de status (05/04). Optei também por mostrar a tabela de valores abaixo do eixo para acompanharmos o acúmulo ao longo do tempo.

Observe que a curva referente ao valor planejado foi traçada e que o valor de R$ 960,00 foi referenciado na data de status.

Uma vez gerada a linha de referência de desempenho do projeto (COTA), é a vez de iniciarmos as medições do projeto. Neste momento, toda a equipe do projeto e os principais líderes de cada frente se reúnem para reportar o andamento de cada atividade. Os recursos A e B estão presentes e informarão o desempenho de suas atividades.

Valor Agregado (COTR ou VA ou COTE)

Vamos agora então obter a curva de valor agregado, promovendo a atualização do cronograma com base nesta data de status (05/04/2013), com o objetivo de registrar o que foi realizado de trabalho até aquele momento, para cada atividade.

Antes é importante verificar as configurações de opções para que o cálculo do valor agregado seja feito corretamente.

Durante as medições, os valores reais (actuals) foram coletados com base na estratégia de atualização por atividade, registrando as durações reais e restantes para cada atividade. O método de valor agregado escolhido para todo o projeto foi % Concluída. Sendo assim, a atualização da duração real e restante de cada atividade gera o % Concluído de cada atividade e, por sua vez, define o valor agregado para cada atividade.

image

Consideramos também que o MS Project 2013 calcula os custos reais do projeto automaticamente, com base na atualização promovida.

image

Outro ajuste seria o tipo de atividade. No momento do controle do projeto trocaremos o tipo de Duração Fixa para Unidade Fixa.

image

Feito os ajustes, vamos medir o projeto. O início real, duração real, duração restante e término real foram coletados.

image

Para registrarmos as medidas de desempenho, faremos uso do Gantt de Controle e Tabela de Controle.

image

image

Observe que, com os dados reais coletados, o cronograma do projeto sofrerá um desvio com relação a sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com