TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vanguardas Europeias: Cubismo

Por:   •  31/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.884 Palavras (16 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE MULTIVIX SÃO MATEUS

ARQUITETURA E URBANISMO

BIANCA FERREIRA SALVADOR

HELENA CAROLINA MARINHO DOS SANTOS

KALEB DA SILVA PEREIRA

CUBISMO

SÃO MATEUS-ES

2017

BIANCA FERREIRA SALVADOR

HELENA CAROLINA MARINHO DOS SANTOS

KALEB DA SILVA PEREIRA

CUBISMO

Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Multivix São Mateus, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II.

Orientador: Prof. Diego B. Simão

SÃO MATEUS-ES

2017

Sumário

1.        METODOLOGIA        3

3.        INTRODUÇÃO        4

4.        A HISTÓRIA E O CONCEITO DO CUBISMO        6

4.1.        CUBISMO CÉZANNIANO (1907-1909)        7

4.2.        CUBISMO ANALÍTICO (1909-1912)        8

4.3.        CUBISMO SINTÉTICO (1911-1914)        8

5.        A INFLUÊNCIA DO CUBISMO NA ARQUITETURA        10

6.        O CUBISMO NA ARQUITETURA TCHECA        13

7.        CONCLUSÃO        14

8.        OPINIÃO DO GRUPO        16

9.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17


  1. iNTRODUÇÃO

As Vanguardas Europeias foram movimentos artísticos que surgiram durante o século XX na Europa. Esses movimentos tinham como finalidade romper os padrões e criar novas ideias que acompanhassem a realidade vivida naquela época. O cubismo foi uma das principais vanguardas criadas naquele século. Foi fundado pelo espanhol Pablo Picasso e pelo francês Georges Braque, seu marco inicial deu-se em 1907 com a pintura Les demoiselles d´Avignon criada por Picasso.

A principal característica do cubismo era o uso das formas geométricas para retratar a natureza. Apesar do uso constante dessas formas, essa vanguarda se distinguia da arte abstrata, pois fazia o uso concreto das formas. Outras características desse movimento era a reconstrução das imagens através de colagens, renúncia do uso de perspectivas, pinturas escultóricas e cores fechadas.

O cubismo teve três fases: O cubismo cézanniano, conhecido como cubismo pré-analítico, foi a fase inicial do cubismo, influenciada pela arte africana e por suas formas simples; Cubismo analítico, considerado como cubismo puro, suas figuras são modificadas através do uso de formas geométricas e cubismo sintético, onde as imagens mantinham sua fisionomia de modo limitado, mas mantendo-se reconhecíveis.

O movimento cubista também atingiu o ramo da literatura que focava na destruição da sintaxe, fragmentação os versos, desvalorização da estrofe, da rima e da pontuação. Os textos não tinham sequência lógica e fundiam o passado com o futuro. O francês Guillaume Apollinare e o suíço Blaise Cendrars foram os mais importantes desse movimento.  

Esses movimentos artísticos eram radicais e influenciaram o mundo todo por meio das artes plásticas, literatura, esculturas e até mesmo arquitetura.

Artistas, pintores e arquitetos deixaram de lado o pensamento conservador e buscaram pensar nas formas puras de expressão. Nos últimos séculos a maneira de ver o mundo era tridimensional, então surgiu a perspectiva que permitiu encontrar outras formas de percepção.

Na fase inicial do movimento, se preocupava em entender o espaço, então as cores ficaram escarças, os ângulos e linhas foram ampliados o que acarretou no plano, um dos elementos representantes do tempo-espaço.

Em 1912 o plano ganhou destaque, pois surgiram novos elementos nas pinturas e por volta dos anos 20 o cubismo foi marcado por curvas e cores.

O cubismo teve influência na arquitetura, mas de forma indireta. Le Corbusier que era arquiteto, urbanista e pintor teve grande participação nessa influência cubista no meio da arquitetura. Le Corbusier foi apresentado a vários estilos de artes antes de encontrar sua maneira de se expressar. Em 1917 em uma viagem que fez a Paris, conheceu o pintor francês Amédée Ozenfant que o apresentou as vanguardas que estavam evoluindo na cidade, uma delas foi o Cubismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com