TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral da ilha de Flores

Resenha: Visão geral da ilha de Flores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Ilha das Flores.

O documentário “Ilha das flores” de Jorge Furtado, produzido em 1989, retrata através de um simples tomate, plantado e colhido, outra realidade, que está ao nosso lado, e que as vezes algumas pessoas ignoram, também levados a pensar em assuntos como religião, capitalismo e desigualdade.

Em Ilha das Flores, cidade que fica em Porto Alegre, já não há flores, é cercada de água por todos os lados e também lixo, de onde os moradores que “sobrevivem” retiram o sustento de sua família. Sustento esse que vem do lixo, cheiro de resíduos que fazem mal a saúde, todos os dias dez pessoas têm permissão de atravessar para o lado de dentro da cerca onde fica o lixo, por lá podem ficar por cinco minutos, pegando restos de comidas que não serviram para os porcos, bichos com privilégios de comer o que não serviu para os seres humanos, com condições financeiras melhores para escolher seus alimentos.

O documentário mostra através da religião que não é de hoje que seres humanos têm tratamento inferior ao que é oferecido aos bichos.

O capitalismo que sempre gerou desigualdade entre as pessoas é mostrado no filme, de forma ácida e divertida acompanhando a trajetória do tomate, a dona de casa ao comprar o tomate e descarta-lo não imagina que aquele alimento que não serve para sua família, também não serviria aos porcos, e sim as crianças e mulheres da Ilha das Flores.

A desigualdade mostrada e vivida por pessoas que só querem “sobreviver”, é causada por aqueles que não ajudam o próximo, que não conseguem enxergar um palmo a frente de seu nariz, pessoas que preferem jogar no lixo o que poderia servir de alimentos a seus semelhantes, é essa sociedade que busca enriquecer de qualquer jeito, sem lembrar que existe alguém que só quer sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com