TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zika

Exames: Zika. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 2

ue se tornou evidente a importância da Igreja Católica perante a Questão Social. A Igreja Católica era responsável também pelo papel de fornecer idéias e conteúdos para a formação dos primeiros assistentes sociais no Brasil. Teve como principais diretrizes a Rerum Novarum (1891) e o Quadragésimo Anno (1931) encíclicas papais antiliberais e antissocialistas.

A Questão Social obteve um papel de suma importância para o Serviço Social por fornecer subsídios para q

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL.

DOCENTE: RUTH BITTENCOURT

DISCENTES:

JANAINA OLIVEIRA

JULIETE JANINIE

LUANA QUEIROZ

LUMA ARAGÃO

RAYANE FERREIRA

SÍNTESE DO TEXTO:

“O SIGNIFICADO SÓCIO-HISTÓRICO DA PROFISSÃO”

FORTALEZA - CE

2012

SÍNTESE:

O significado sócio-histórico da profissão.

O processo de institucionalização do Serviço Social ocorreu de forma contraditória entre as diversas classes sociais na formação do capitalismo monopolista. Encontrava-se fortemente presente nos países industrializados a ação do Estado, e sendo a partir dos anos 30 que se tornou evidente a importância da Igreja Católica perante a Questão Social. A Igreja Católica era responsável também pelo papel de fornecer idéias e conteúdos para a formação dos primeiros assistentes sociais no Brasil. Teve como principais diretrizes a Rerum Novarum (1891) e o Quadragésimo Anno (1931) encíclicas papais antiliberais e antissocialistas.

A Questão Social obteve um papel de suma importância para o Serviço Social por fornecer subsídios para que assim houvesse o surgimento de uma identidade profissional, a mesma era considerada como um problema administrativo. Para a Igreja a Questão Social era vista como problema moral, tendo que ser resolvida particularmente por cada indivíduo. E foi durante o governo Vargas que houve a Consolidação das Leis do Trabalho, sendo o Estado encarregado da função reguladora.

O Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) foi criado no ano de 1932 no Brasil, com a função de expandir a doutrina e a ação social da Igreja. Serviu para dar bases à construção da primeira Escola de Serviço Social brasileira e ao longo do seu desenvolvimento foi responsável por originar também Centros Operários. A prática do Serviço Social contou também com o apoio dos pensamentos de São Tomás de Aquino e foi através da relação com a Igreja Católica que o Serviço Social conseguiue assim houvesse o surgimento de uma identidade profissional, a mesma era considerada como um problema administrativo. Para a Igreja a Questão Social era vista como problema moral, tendo que ser resolvida particularmente por cada indivíduo. E foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com