TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proliferação Zika Vírus

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

PROLIFERAÇÃO ZIKA VÍRUS

O Aedes aegypti "é claramente um gênio da adaptação e encontrou um nicho perfeito no continente", afirmou Sylvain Aldighieri. Essa afirmação nos remete ao despertamento do risco e perigo que esse transmissor pode nos trazer. Além do zika, o mosquito também é o vetor de transmissão da dengue, da chikungunya e da febre amarela.

A proliferação em toda América Latina se deu pelos grandes pontos caóticos e abandonados que os países do continente apresentam. Lembrando que atualmente existem mais de 100 milhões de pessoas na América Latina que carecem de acesso a sistemas higiênicos e 70 milhões de pessoas que não têm água encanada em seus terrenos ou dentro de suas residências.  

Há um forte vínculo entre sistemas de saneamento deficientes e o surto do zika, bem como de dengue, febre amarela e chikungunya, sendo todos eles transmitidos por mosquitos. "A maneira mais efetiva de enfrentar esse problema é melhorar esses serviços", afirmou Leonardo Heller.

Os mosquitos e os seus locais de proliferação representam um significativo fator de risco para a infecção pelo vírus Zika. A prevenção e o controle dependem da redução dos mosquitos através da redução das fontes (eliminação e modificação dos locais de proliferação) e da redução do contato entre os mosquitos e as pessoas.

Para os especialistas, a principal atitude neste momento é lutar contra a doença e a sua proliferação. Médicos e enfermeiros capacitados no auxílio aos pacientes, bem como grupos de profissionais para identificar áreas de risco, vêm atuando de forma potencializada no combate ao inseto.

REFERENCIAS

OMS - http://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/.  

Sylvain Aldighieri - http://vivomaissaudavel.com.br/saude/clinica-geral/proliferacao-do-zika-virus-assusta-america-latina/ (Acesso 16 de Maio de 2016).

Leonardo Heller - http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,proliferacao-de-zika-esta-ligada-a-falta-de-saneamento-basico--diz-onu,10000020685. (Acesso 16 de Maio de 2016).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (294.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com