TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zika Vírus

Por:   •  16/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

Zika Vírus

O Zika é um vírus que se é transmitido através do mosquito Aedes aegypti, que foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus ganhou este nome por ser o local de sua origem de identificação em 1947, que foi detectado em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, Uganda. (Dengue, Chikunguya e Zika)

A doença causada pelo Zika vírus não é contagiosa, sendo exclusivamente transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. (Zika Vírus Portal de Informações, 2016) A transmissão do vírus, a única ainda conhecida e estudada, é através da picada do Aedes aegypti, não há evidências de transmissão através do leite materno, urina, saliva e nem pelo sêmen. Estudos realizados na Polinésia Francesa, não identificaram replicação do vírus em amostras de leite, bem como a doença não pode ser classificada como sexualmente transmissível, também não há descrições da transmissão pela saliva. (Dengue, Chikunguya e Zika)

Os sintomas apresentados no Zika vírus são, febre, que normalmente oscila entre 37,8 °C e 38,5 °C, conjuntivite, hipersensibilidade nos olhos, dor em articulações, dor na cabeça, dor nos músculos, manchas vermelhas na pele. que normalmente tem inicio na face e se espalha pelo corpo, onde podem vir a ser confundidas com sarampo, e cansaço físico e mental, dando uma sensação de esgotamento. (Dengue, Chikunguya e Zika) No geral, a evolução da doença é de forma benigna e seus sintomas veem a desaparecer espontaneamente após 3 a 7 dias, mas a dor em articulações pode vir a persistir por até um mês. (Zika Vírus Portal de Informações, 2016)

Não há um tratamento especifico para a infecção pelo vírus Zika e também não há vacina. O tratamento que se é recomendado em casos sintomáticos se baseia no uso de paracetamol ou dipirona para se controlar a febre e diminuir a dor, já em casos de haver erupções pruriginosas, anti-histamínicos podem ser uma boa opção. (Dengue, Chikunguya e Zika)

A proteção contra o Zika ,é utilizar telas em janelas e portas, usar roupas compridas e quando não, aplicar repelente nas partes descobertas e não deixar água parada. (Dengue, Chikunguya e Zika)

A equipe de saúde deve fazer oferta de métodos contraceptivos e orientar as mulheres em idade fértil e casais que querem engravidar, em especial sobre como evitar a infecção pelo vírus Zika durante a gestação, cabe ainda a equipe intensificar a busca ativa de gestantes para o inicio oportuno do pré-natal e fazer o acompanhamento dos nascidos com microcefalia. (Portal da Saúde, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com