TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Eleitorais Municipais no Brasil

Por:   •  18/3/2023  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

20 minutos com Breno Altman: "os processos eleitorais municipais, no Brasil"

Como sabemos no Brasil, o processo eleitoral, é um sentido amplo e diz respeito às fases organizacionais das eleições, que compreende também um período posterior. O Processo Eleitoral é organizado pela Justiça Eleitoral (JE), em nível municipal, estadual e federal. E de fato a votação, totalização do votos e resultados são as fases mais conhecidas do processo eleitoral, mas é importante considerar todo o processo para que se possa exercer de forma consciente o direito do voto. E no vídeo de Breno Altman que tem como título “quem ganhou o primeiro turno das eleições municipais” que demonstra a relação dos partidos constituintes no nosso campo político que são: esquerda, centro-esquerda, direita-neoliberal, centrão e bolsonarismo nos anos 2016 a 2020, a luta desses grupos em relação aos eleitores, prefeituras e vereadores, onde resume que o bolsonarista perdeu força em relação a 2018, de fato suas eleições subiu bastante, porem possui partidos pequenos e a direita-neoliberal ganha forca obtendo os melhores resultados. As eleições municipais vem demostrar que o campo conservador formado pelo bolsonarista pela direita- neoliberal de um campo conservador continua a ser hegemônico, majoritário. E por fim ele se volta a esquerda que mostra que o PT é a legenda mais presente no 2 turno na eleição municipal de 2020, onde a esquerda está disputando e ganhando forca das grandes capitais do brasil e se conclui que a divisão da esquerda atrapalha o resultado eleitoral, e fundamental que as frentes esquerdas construa uma frente, tendo que se desempenhar pois a realidade é outra e constituir alternativas viáveis com movimentos sócias, os sindicatos.

A perspectiva do discurso político-cristão no cenário das eleições

Então se nota que nos últimos tempos cresce o número de candidatos que vão as urnas com nome religioso e também demostra discurso religiosos em todas suas falas e sabemos que o ser humano que é religioso sente necessidade de viver em um espaço sagrado e conviver com coisas sagradas, por isso, constrói lugares e coloca objetos que sacraliza, ou seja, que reveste de sentimento religioso e nisso os candidatos consegue convencer esse eleitor facilmente, mesmo tendo propostas que o prejudique, mas só o falto em falar em “Deus” ele se torna bom o suficiente, como estamos vivenciando bastante essa realidade no Brasil ultimamente e termina que prejudica a sociedade em conjunto.

A construção do feminino - no cenário das eleições municipais de 2020.

As mulheres não chegam a 50% de nenhuma câmara municipal de capital brasileira. Então podemos analisar que possui construção do feminino no cenário político, porém ainda é bastante baixo e como sabemos convivemos com diversas desigualdades existentes e uma dessas é a de gênero, embora as mulheres tenham conseguido grandes avanços nas diversas áreas, porem a hierarquia institucional ainda exalta muito o sexo masculino em cargos de chefia, principalmente na política, onde que para alguns pode parecer bobagem mas é coisa comum escutar que “essa mulher não tem capacidade pra isso”. E também existe a relação de mulheres negras, trans que é raro encontrar nas câmara e no rumo da político, dou coo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com