TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do círculo De Cultura Nos Conselhos Escolares

Por:   •  27/10/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Cristiane dos Santos Bassith

Turma – Barbasco

Tutora - Norma Suely Siqueira Eiras

Título – “A importância do círculo de cultural para a formação dos conselheiros escolares”

O Conselho Escolar é um lugar decisivo de tomadas de decisões para a educação escolar. É entendido como um órgão coletivo de decisões colegiadas e por isso deve ser uma instância atenta e preocupada, um espaço de reflexão/estudo e um órgão investigativo e propositivo.

Dentro do colegiado, o círculo de cultura, como metodologia se torna imprescindível para a formação do Conselho Escolar, pois é um processo participativo do saber e da cultura, onde todos aprendem e ensinam.

Quando falamos de “círculo de cultura” estamos logo de início incentivando a realização de encontro entre pessoas ou grupo de pessoas que dedicarão ao trabalho didático-pedagógico ou a outras vivências culturais e educacionais, visando a um processo de ensino e de aprendizagem, qualquer que seja o espaço onde isso aconteça. Isso significa que esta reflexão e as nossas sugestões serem não só de educação formal, que acontece dentro da escola regular, mas também para qualquer iniciativa educacional, dentro da sala de aula ou em outros espaços onde acontece o encontro entre pessoas que aprendem e que, ao fazê-lo, ensinam algo para outras pessoas.

Quando desenvolvemos ações didáticos-pedagógicas com tais objetivos, poderemos propor que isso aconteça num “círculo de cultura”, na qual todas as pessoas participantes do processo de ensino-aprendizagem podem pesquisar, pensar, praticar, refletir, sentir, plantar, agir, cultivar, intervir e avaliar o seu fazer num movimento permanentemente dialógico.

O “Círculo de Cultura” se concretiza na prática, união, comunhão e a convivência humana. Existe nesta necessidade de um trabalho em grupo, pois assim em uma construção que é coletiva o comprometimento deve ser de todos e automaticamente os resultados serão positivos para todo colegiado.

O Conselheiro é um militante na construção da democracia e cidadania. Participa como co-responsável na construção de uma educação escolar inclusiva e de qualidade social. Sua prática é um processo de formação humana e exigem momentos específicos de qualificação, que se realiza pela qualificação da prática educativa escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com