TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sobre Pesquisa No Serviço Social

Por:   •  11/3/2015  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA-UNIDERP ANHANGUERA

CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

Pesquisa em Serviço Social

ACADÊMICOS

Andréia Alves da Silva RA366557

Cleiton Ferro de Souza RA379124

Daniel Henrique Leite Macedo RA379125

Elci Fátima de Oliveira Barbosa RA366279

Lillian Gironde Carneiro RA349887

Rosita das Graças Teixeira RA368899

Titulo: A Pesquisa Social e sua Aplicação na Atua-ção do Profissional de Serviço Social

PROFESSOR EAD: MA. Edilene Xavier Rocha Garcia

CAMPO GRANDE, SETEMBRO DE 2014.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar as diversas etapas de uma pesquisa social, mas para realizarmos tal pesquisa precisamos ter uma noção de conhecimento de mundo e utilizar a metodologia científica.

O conhecimento se apresenta quando o homem procura conhecer o mundo que o rodeia, desenvolvendo sistemas que lhe permitam conhecer a natureza das coisas e o comportamento do homem. Formas de conhecimento variadas não satisfazem aos espíritos mais críticos: a observação casual pode levar a equívocos, as religiões fornecem informações contraditórias, a poesia é subjetiva, as autoridades podem ser frágeis, e o conhecimento filosófico pode levar a conhecimentos sem possibilidade adequada de verificação.

Neste contexto surge a necessidade de saber o porquê dos acontecimentos, isso gerou um impulso nos homens, que a partir de então se evoluíram e surgiu a ciência, tendo na sua metodologia forma clara e segura de apresentar um tema e sobre ele descrer tendo uma legitimidade quanto de sua apresentação, surge assim a metodologia científica que pode ser explicada como a forma como se conduz uma pesquisa, ou seja, ela é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões dos cientistas.

A pesquisa social utiliza a metodologia científica para obter novos conhecimentos no campo da realidade social, por isso é ferramenta de suma importância para o profissional de Serviço Social, pois tem como objetivo principal descobrir respostas para diversos problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

Metodologia Científica

Conhecimento cientifico é o estudo, a pesquisa a busca de informações sobre um determinado acontecimento ou fato. O estudo serve para esclarecer as possíveis causas que levaram ao acontecimento, também para explicar os fatos e suas consequências.

A metodologia cientifica é o conhecimento das regras e instrumento essencial para um trabalho científico. É através da ciência que o ser humano passa a conhecer a natureza das coisas e o comportamento das pessoas. O propósito principal da ciência é chegar a verdade dos fatos. Por isso a importância da metodologia cientifica na função do profissional do Serviço Social, bem como na pesquisa social, em que o profissional emprega procedimentos científicos para obter conhecimento da realidade social avaliada, com um desenvolvimento formalizado baseado em teorias e leis.

A metodologia científica originou-se no pensamento de Descartes, subsequente foi desenvolvido empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton.

Descartes sugeriu chegar à verdade por meio da decomposição do problema em pequenas partes.

O Círculo de Viena acrescentou a esses princípios a necessidade de verificação e o método indutivo. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científicos são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc...

A metodologia científica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com