TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO PESSOAL

Por:   •  2/4/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.577 Visualizações

Página 1 de 3

Esse trabalho vem retratar as funções do departamento pessoal, e sobre as leis trabalhistas que envolve o departamento, as partes integrantes da construção de relação da empresa / funcionário, onde são envolvidas as relações previdenciárias e burocráticas do assunto. O Departamento Pessoal é de uma extensão muito ampla, onde envolve toda a prática trabalhista e contábil, pois a contabilidade está integrada a todos os departamentos de um escritório. O assunto sobre Leis Trabalhistas envolve várias partes como por exemplo, Ministério do Trabalho; I.N.S.S., sindicatos patronais e sindicatos de funcionários, entre outros. É um assunto interessante, que nos fornece conhecimentos básicos sobre os direitos de cada trabalhador.

1. INTRODUÇÃO

Sendo a Contabilidade objetivamente um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com Demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, o Departamento Pessoal passa a ter uma importância relevante dentro deste conjunto, já que através dele se obtém informações e cálculos precisos no que diz respeito as questões sociais empresa ou entidades/pessoas frente às suas obrigações e direitos, completando assim a sua razão de ser dentro da contabilidade.

Imaginemos a contabilidade como uma grande estrutura. Estrutura significa a composição, o arcabouço, a intimidade do edício contábil. Quando, no corpo humano, falamos em estrutura, queremos referir-nos aos componentes fundamentais da constituição óssea, dos órgãos vitais, bem como as medidas gerais, peso, altura etc.,. Se uma pessoa tem um nariz ligeiramente aquilino, não é um problema de estrutura, mas talvez um problema de traços, acessório. Da mesma forma, em contabilidade, estrutura é o fundamental. No corpo humano, sem dúvida, Ter os órgãos vitais funcionando bem, como os rins trabalhando sem problemas de filtração, é mais prioritário do que ter uma poderosa estrutura óssea.

Dentro da grande "estrutura contabilidade" temos os órgãos que se dividem em setores ou departamentos como o Pessoal que é de recursos humanos; o Fiscal que controla as entradas e saídas de mercadorias e registros dos referidos estoques; o Tributário que apura os impostos que venham a ter as empresas industriais, comerciais e as prestadoras de serviços tais como I.P.I., I.C.M.S., I.S.S., Contribuição Social, I.R.P.J., P.I.S., COFINS, I.R.R.F., SIMPLES... e o Contábil que se encarrega de registrar todo o Ativo e Passivo de uma empresa, suas despesas, receitas, seus ganhos, suas perdas tendo como objetivo final apurar um resultado patrimonial.

Sendo assim, a Contabilidade é uma ciência nitidamente social quanto as suas finalidades, mas como, metodologia de mensuração, abarca tanto o social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com