TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE EM DIAS ATUAIS

Por:   •  3/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

Quando se fala em contabilidade, muita gente pensa que se restringe somente a realidade empresarial e não é bem assim. A maioria das pessoas pensa assim porque já há um mito em achar que tudo que se refere a contabilidade é burocrático, desinteressante e que nada tem a ver com o dia-a-dia de um cidadão qualquer.

Tomemos como princípio que contabilidade vem da palavra contar, que nada mais é do que mensurar algo em números, revelar alguma coisa para outra pessoa e confiar em alguém. A contabilidade, em sua essência, tem esses mesmos intuitos. Ela contabiliza todos os dados e números relativos à situação financeira de uma empresa, os comunica para o seu responsável e todos os dados por ela informados são confiáveis. Resumindo, a contabilidade é uma ciência que ajuda na tomada de decisões importantes, principalmente aquelas que dependem da situação financeira de uma empresa ou na vida pessoal.

Por enquanto, falamos somente sobre contabilidade aplicada a empresas, mas ela também está presente na vida de cada um de nós. Quando fazemos planejamentos mensais de gastos, balanços das entradas de dinheiro, entre outras coisas que envolvem a nossa situação financeira, fazemos contabilidade sem perceber.

A contabilidade tem seu lado burocrático sim, mas sua funcionalidade vai além disso. Reconhecer que ela tem participação na vida de todos nós é reconhecer que ela só vem ajudar no controle financeiro e nas decisões mais importantes que podem comprometer e muito um futuro próximo.

Há milhares de anos atrás, os homens das cavernas faziam suas anotações de caça, pesca etc., nas paredes das próprias cavernas. Através dos historiadores, descobrimos que estas cavernas estão demarcadas com desenhos e, isto, podemos dizer que são vestígios de que estes homens faziam controles, registros de alguns fatos, informações demarcadas para não serem esquecidas, controles etc.

Com o passar do tempo, se deu a evolução humana; o homem criou um meio de trocar produtos por outros produtos de forma bem rudimentar. Neste momento, podemos dizer que iniciou-se a economia, mas ainda necessitando de vários controles. Com a criatividade do homem, ele não parou e foi em busca de algo que facilitasse ainda mais os seus controles. Foi aí que criaram-se moedas, de ouro, prata e bronze. Reis cunharam seus emblemas, pessoas cultas formaram bancos em praças para negociar e guardar reservas de terceiros, emprestar dinheiro para quem desejava.

Comerciantes indo à busca de riqueza em suas viagens, carregando moedas de ouro, pedras preciosas e, com isto, foram acumulando ideologia, os negócios se foram sofisticando, até que foi necessário ter pessoas com capacidade para controlar estes papéis, pois já havia empresas como bancos, empresas comerciais, empresas manufatureiras etc. Desta forma, surgem os guarda- livros, aqueles homens, responsáveis pelas informações e controles das devidas empresas mencionadas. Vemos que em todo este momento já se realizava contabilidade. Desde a criação do homem a ciência da contabilidade estava presente no seu meio.

A contabilidade desde seu surgimento, desempenha grande influência sobre as decisões dos donos de patrimônios. Porem sua relevância não era reconhecida pelos usuários da informação contábil. Com a evolução da economia, o ambiente empresarial se tornou mais competitivo. A partir de então, percebeu-se que era preciso um diferencial para que a empresa se destacasse perante as outras, foi então que se começou a utilizar a contabilidade voltada para fins gerenciais.

Apesar disto, a maioria das empresas ainda não têm conhecimento de que tipos de informações podem tirar da contabilidade, para auxiliar nas tomadas de decisões. Muitas delas se quer sabem da real importância e diferença que uma boa contabilidade pode fazer em uma empresa. Não entendem como a informação contábil pode ser um instrumento determinante na tomada de decisão, e como a contabilidade gerencial proporciona ferramentas para a gestão financeira do negócio.

As informações contábeis na maioria dos casos esta vinculada a questões fiscais e trabalhistas. Isto se dá principalmente pelo desconhecimento por parte desses empresários da importância que a mesma tem em seu negocio. Desta forma na tomada de decisões não se leva em consideração a grande variedade de informações contábeis que podem ser disponibilizadas pelo contador.

Mas nos dias atuais percebe-se que para se enfrentar a grande concorrência do mercado, o bom empreendedor têm que se aperfeiçoar, procurar ferramentas que o ajude no dia a dia do negocio.

Desta forma, surge o desafio por parte do contador o papel de conscientizar estes empreendedores do papel da contabilidade e, fornecer informações úteis para gerir o negocio.

A IMPORTÂNCIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com