TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação De SGI Em Cooperatia De Reciclagem

Por:   •  4/3/2013  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Toda e qualquer ação humana tem o potencial de causar impactos e alterações no meio ambiente. É necessário efetuar o estudo adequado destes impactos visando minimizá-los, de modo a proteger a natureza e atender as exigências do mercado, da legislação ambiental e da sociedade civil. O Sistema de Gestão Ambiental tem como foco principal a identificação e caracterização dos aspectos e impactos ambientais gerados na cooperativa de reciclagem e ONG Sem Fronteiras, bem como estabelecer objetivos e metas de mudança, aprimoramento e mitigação dos efeitos deletérios decorrentes das atividades e serviços da organização.

Introdução

Com o crescimento populacional desordenado e o modelo de consumo atualmente adotado pela sociedade moderna surgem problemas ambientais, econômicos e sociais. Um destes problemas e talvez o de maior destaque, é o da produção excessiva de resíduos sólidos de diversas categorias. A questão dos resíduos é muito importante e merece atenção das esferas pública e privada, pois implica em aspectos de interesse de toda a humanidade.

Uma das soluções sugeridas para mitigar os impactos causados por este sistema de consumo é a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos. As cooperativas de reciclagem exercem um papel fundamental na coleta, segregação, classificação e encaminhamento destes resíduos para o setor mais indicado. Porém, no ambiente das cooperativas, onde se lida com materiais possivelmente sujos e contaminados, é necessário haver algumas diretrizes a seguir a fim de evitar danos à saúde pública e o meio ambiente. Portanto, conclui-se que a implementação de um Sistema de Gestão Integrada é extremamente útil para estabelecer, administrar e monitorar tais diretrizes de trabalho.

Legislação

Legislação Brasileira sobre Resíduos Sólidos, Cooperativas de Reciclagem e Direitos dos Catadores

Esfera Federal

DECRETO Nº 7.404 regulamentação da PNRS

Regulamenta a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, e dá outras providências.

Lei 12.305-2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos

Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos, as responsabilidades dos geradores e do poder público e os instrumentos econômicos aplicáveis.

Lei Federal Nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007

Estabelece diretrizes nacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com