TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Est´gio Sopervisionado II

Por:   •  5/10/2013  •  3.683 Palavras (15 Páginas)  •  1.687 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC/UAB

CURSO: PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

IBICUÍ-BA

2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC/UAB

MEMORIAL DE ESTÁGIO

Trabalho apresentado a professora

Profª. Drª. Rosenaide Pereira dos Reis Ramos parte de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II, pelas graduandas, Elisama Pereira Barbosa e Maria de Fátima Bagdede Pithon Lima.

IBICUÍ-BA

2013

INTRODUÇÃO

O Estágio tem como objetivo complementar a formação acadêmica, possibilitando o confronto entre a teoria e a prática. O estágio é nada mais nada menos, uma forma em que o aluno em formação pratica para adquirir o conhecimento prático, ou em casos de professores que estão se aperfeiçoando, ele ajuda no sentido de melhorar nossa experiência profissional. A riqueza dos seus momentos presenciais está na oportunidade de construir, em conjunto uma consciência crítica-reflexiva sobre a realidade, com possibilidade de transformá-la. Deve propiciar o conhecimento, a reflexão e a análise da escola em todos os seus campos de atuação, assim como as ações educativas desenvolvidas na sociedade.

O presente estágio foi realizado na Escola Tia Tutu, cidade de Ibicuí, pelas alunas Elisama Pereira Barbosa e Maria de Fátima Bagdede Pithon Lima. O estágio foi para nós um momento único e muito satisfatório. E o objetivo dentre outros foi à ampliação e construção de nossas próprias vivências no processo ensino-aprendizagem, onde sabemos que este é continuo e está em constante reformulação, e com os mesmos ampliarmos nossa visão de mundo.

Os objetivos do Estágio no Ensino Fundamental são: analisar de que forma o professor se comporta em sala de aula, como passa o conteúdo, a organização do seu cronograma, como lhe dar com atividade extracurricular, como organizar a classe para pesquisas, muita vezes incluídas nos planos de aula e não podemos esquecer-nos do principal que é o comportamento do aluno, seus medos, suas dificuldades, suas virtudes etc.

Analisando tudo isso, podemos concluir que o estágio nos da uma visão ampla da sala de aula, observamos o professor e também o aluno, podendo dar ênfase aos dois lados e também melhorar os dois lados.

O referido estágio aqui descrito aborda a observação e a vivência da pratica pedagógica em sala de aula do 5º ano do Ensino Fundamental, do turno matutino na Escola Tia Tutu, localizada no município de Ibicuí-BA. A Instituição escolar Tia Tutu está atenta aos procedimentos utilizados, a coerência das ações profissionais dentro da proposta da Instituição da gestão. É fundamental que o profissional da Educação conheça as implicações e competências de cada instância administrativa.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A escola, como instituição social, deve possuir o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciar o conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno.

Neste contexto, deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie à visão de mundo. Esta visão de mundo deverá dar-lhe condições de uma leitura dos fatos sociais, das relações interpessoais dos homens entre si e com a natureza.

O professor como mediador entre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional formador, reflexivo, consciente da importância do seu papel, comprometido com o processo educativo, integrado ao mundo de hoje.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

As observações ocorreram em uma classe de 5º ano do ensino fundamental, com 27 alunos, sendo 10 meninas e 17 meninos, a maioria das meninas são mais interessadas e questionam sempre que tem dúvidas, são participativas e opinam sempre e na hora certa, são críticas e interagem entre si de forma positiva e dinâmica e sendo também mais disciplinadas. Com a professora não é diferente, toda a aula é direcionada em conjunto, a professora abre o caminho para que eles se expressem, portanto, o conteúdo acaba não sendo cansativo, devido às experiências, vividas por eles, contadas em aula. Os meninos já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com