TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do livro de Rubem Alves "O que é científico"

Por:   •  30/7/2014  •  Resenha  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 8

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

LICENCIATURA OU BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL

ERIBERTO RAMON BARBOSA CAVALCANTE

O QUE É CIENTÍFICO

Fichamento apresentado no curso de Engenharia Civil da Faculdade AGES como um dos pré-requisitospara a obtenção da nota parcial da disciplina MTC no 01ºperíodo, sob orientação do Prof. Allan Ulisses.

Paripiranga

Abril de 2014

ALVES, Rubem - O que é científico. 4º. Ed. São Paulo, p. 13-73, 1999.

Eriberto Ramon Barbosa Cavalcante

RESUMO

No livro de Rubem Alves, gira em torno de um questionamento “o que é científico”, como é possível destacar a ciência perante o não cientifico e de que forma a ciência influencia a existência do ser humano e de muitas outras coisas e seres. Cada capítulo traz um ponto de semelhança entre as coisas diferentes e uma comparação que facilita o entendimento desse questionamento que dura muito por todo o livro. A obra apresenta a história de um homem que mora em uma aldeia e tem a grande idéia de fazer uma rede de pesca e a partir disso muitos aprendem a técnica e o procedimento e fundão uma espécie de organização para pescadores, desenvolvendo sua própria língua, restringindo o resto da população local. A uma semelhança entre o estômago e a mente, parece ser qualquer estômago, porém no decorrer do texto o estômago mais viável para tanto é o da vaca. A filosofia tem seus ideais amplos, por isso encontra-se nas imagens, na música, no cotidiano, nos livros, na educação, na política, ou seja, onde houver conhecimento, onde tiver espaço para ser explorado o saber.O ser humano no decorrer de sua curta vida especializa-se em alguma área, seja humana ou exata.Afirma o autor que a ciência é um só jogo, com regras preestabelecidas e predefinidas, excluindo qualquer outro jogo ou regra. A ciência preocupa-se em planejar no caso do arquiteto, trabalhar o espaço físico, precisa ainda da matemática, da química para ficar uma construção física completa.O texto vê-se fazendo uma explanação sobre pianos do ponto de vista físico, fala sobre os melhores, como são feitos, medidos calculadamente, testado.

1 - Redes e Peixes

1.1 Citação

[...] “Estou escrevendo um livro em que conto o que aprendi através da minha vida. Mas eles dizem que o que escrevo não serve. Não é cientifico”.[...]. ( p.13)

1.2 Citação

[...] “Qualquer coisa que não fosse peixe, que não fosse apanhado com suas redes, que não pudesse ser falado em ictiolalês, eles recusavam e diziam: "Não é real”.(p.17).

1.3 Parecer

Neste capítulo pude observar que o científico comprova suas teorias com estudos concretos e reais, enquanto o escritor é um sonhador, ou melhorexplicando, escreve através de suas experiências, logo não é aceito pelo científico.Onde ele apresenta o seu trabalho, relatando também o que é cientifico, quais pontos são importantes para ser considerado como algo de valor para a área cientifica.

2 - A mente é um estômago

2.1Citação

“A mente é um estômago. Há muitos tipos de mente-estômago. Alguns se parecem com os estômagos humanos e processam os mais variados tipos de informações”.[...].(p.23)

2.2 Citação

[...] “A Ciência é um de nossos estômagos possíveis. Não é nosso estômago original. É um estômago produzido historicamente, por meio de uma disciplina alimentar única. E eu sugiro que o estômago da ciência é análogo ao estômago das vacas”. [...]. (p.24)

2.3 Parecer

Neste capítulo pude perceber que tem um paralelo entre o concreto e o abstrato, do ponto de vista da analogia é extremamente produtivo, onde mostram diferentes tipos de estômagos e logo diferentes tipos de mentes, a comparação do estômago com a mente transcorre por todo o texto, já que o estômago processa uma variedade de substâncias para finalmente tirar o melhor, o necessário.

3 - Jogos de palavras

3.1 Citação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com